Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/13 às 14h48 - Atualizado em 29/10/18 às 10h46

Semana do Pimentão mobiliza comunidade da Taquara

 

A partir do próximo domingo (11), o núcleo rural Taquara recebe a 15ª Semana do Pimentão. O evento, que já é tradicional na região, terá atividades técnicas, de lazer, cidadania, cultura, valorização dos talentos locais e ações de motivação, integrando toda a comunidade. O objetivo é dar visibilidade à cultura do pimentão, um dos principais destaques da produção agrícola do Distrito Federal.

 

Além de várias palestras técnicas voltadas para o produtor, a programação inclui oficinas de culinária, shows musicais e a campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos. As atividades começam no domingo (11), com um passeio ciclístico ecológico, e terminam no outro sábado (17).

 

Localizado na região administrativa de Planaltina, o núcleo rural Taquara é conhecido internacionalmente pela alta produtividade de pimentão. Enquanto a média nacional é de 40 toneladas por hectare, na Taquara o índice chega a 180 toneladas. Isso se deve ao alto grau de tecnificação das propriedades. A Semana do Pimentão é uma realização da Emater-DF, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Ceasa, Cooperativa Agrícola de Planaltina (Cootaquara), Administração Regional de Planaltina, Prefeitura Comunitária da Taquara, entre outros órgãos.

 

Características da região – O núcleo rural Taquara possui 320 produtores rurais, duas associações de produtores e uma cooperativa agrícola. A produção de hortaliças ocupa uma área de 250 hectares e promove a empregabilidade de aproximadamente 2 mil pessoas, principalmente em pequenas propriedades.

 

O cultivo do pimentão, principalmente em estufa, é o destaque da região. Com uma área anual de aproximadamente 30 hectares, o plantio é feito por 75 produtores e 550 trabalhadores, meeiros e parceiros.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br