Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/08/18 às 12h32 - Atualizado em 29/10/18 às 12h40

Semana do Pimentão discute estratégias para desenvolvimento da cultura

 

A produção de pimentão no Distrito Federal é de 15 mil toneladas, com uma área produtiva de aproximadamente 180 hectares. Para enfrentar os desafios da atualidade no cultivo dessa hortaliça, a XX Semana do Pimentão busca capacitar cada vez mais os agricultores da região. A festa começa na próxima terça-feira (14) e vai até sábado (18), no Núcleo Rural Taquara, em Planaltina. Dia de campo, palestras e cavalgada são algumas das atividades que fazem parte do evento.

 

O primeiro dia será marcado pelo Dia Especial de Saúde do Trabalhador Rural, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). A atividade fará o recolhimento adequado de embalagens vazias de agrotóxicos, além da realização de exames toxicológicos e palestras orientadoras. O objetivo é estimular os cuidados com a saúde e segurança dos trabalhadores rurais.

 

Na quarta-feira (15), destaca-se o Dia de Campo de Boas Práticas na cultura do pimentão, que trará informações sobre o manejo de irrigação, controle do ácaro rajado e comercialização da produção, entre outros temas.  “Nesse dia de campo estaremos abordando a importância do uso racional de defensivos, adubos e água na produção do pimentão, além das estruturas adequadas para o cultivo protegido e a organização da propriedade”, afirma Fabiano Carvalho, gerente da Emater-DF em Taquara.

 

Já na quinta e sexta-feira haverá palestras no período da noite, com direito a jantar de confraternização e sorteio de brindes para os participantes. O evento encerra no sábado, com a cavalgada pela manhã, e com a  confraternização final, a partir das 20h30 no salão da Igreja São João Batista.

 

A festa do Pimentão é uma realização da Emater-DF, Secretaria de Agricultura, Ceasa-DF, Administração Regional de Planaltina e da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina-DF (Cootaquara), com o apoio de diversas empresas parceiras.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br