Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/02/16 às 10h54 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Secretários se reúnem para criação do Centro de Tecnologia Social

 

A implantação de um Centro de Referência em Agroecologia e Tecnologia Social, que desenvolverá projetos que beneficiem os produtores rurais, foi pauta da reunião, desse sábado (13), entre secretários de Estado e presidentes de empresas públicas. O Centro deve funcionar no Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar, na Ceasa-DF.

 

“Frequentemente os órgãos desenvolvem projetos semelhantes de forma independente, o que gera um gasto maior de dinheiro público. Por isso, estamos firmando essa parceria para otimizar a utilização de recursos e os serviços prestados”, ressaltou o secretário Joe Valle.

 

Segundo o presidente da Ceasa-DF, José Deval, o local escolhido é estratégico. “O espaço já está construído e equipado e fica dentro da Ceasa-DF, que concentra centenas de agricultores diariamente”, destacou. O secretário de Meio Ambiente, André Lima, acrescentou que a união entre os órgão acelerará a implantação do projeto e o tornará mais completo.

 

Diversos projetos que estão em andamento nesses órgãos poderão ser executados pelo futuro Centro. Um dos estudos que está em fase final é o abatedouro móvel de aves, desenvolvido pela Emater-DF e o setor de inspeção sanitária da Secretaria de Agricultura. O abatedouro deve beneficiar cerca de 250 famílias produtoras de galinha caipira.

 

“Hoje o valor para abater as aves é alto, o que prejudica a criação em diversas propriedades rurais no DF. O abatedouro móvel vai reduzir o custo de produção, as aves já terão o selo de inspeção, obrigatório para a comercialização, e os rejeitos irão para bacias de decantação instaladas pelo projeto”, explicou o presidente da Emater-DF, Argileu Martins.

 

O presidente da Fundação Banco do Brasil, José Caetano Minchillo, colocou o Banco de Tecnologia Social da fundação a disposição dos órgãos e dos agricultores familiares. “Temos editais que se encaixam no perfil das entidades que estão aqui na Ceasa e podem receber esse recurso para aprimorar a sua produção. Vamos aproveitar essa parceria para divulgar esses editais”, afirmou.

 

Ainda nessa semana será realizada a segunda reunião do grupo, que deve definir as prioridades a serem abordadas inicialmente pelo Centro de Referência em Agroecologia e Tecnologia Social. Há previsão, ainda, de um seminário sobre o tema em março.

 

Vaneska Freire Marques – Ceasa

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br