Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/12/19 às 17h38 - Atualizado em 2/12/19 às 21h20

Seagri e Emater-DF entregam kits agroflorestais e de irrigação a produtores rurais nesta terça

O Sistema Agroflorestal é uma forma de uso da terra que combina diferentes espécies

 

A Emater-DF participa nesta terça-feira (3), junto com a Secretaria de Agricultura (Seagri), da entrega de kits agroecológicos e de irrigação a produtores rurais do Distrito Federal. Na ocasião, que contará com a presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também serão entregues projetos da empresa, como o Wi-fi Social. A solenidade será realizado na Embrapa Hortaliças, localizado na Ponte Alta Norte do Gama, às 10h.

 

Curso sobre agroecologia e produção orgânica capacita 25 técnicos da Emater-DF

Extensionistas da Emater-DF aprendem sobre produção de sementes agroecológicas

 

De iniciativa da Seagri, os kits agroflorestais vão beneficiar inicialmente 78 agricultores em todo o DF, de um total de 188 previstos. Por meio dos kits, vai ser possível criar sistemas agroflorestais (SAFs), que são formas de uso da terra que combinam espécies arbóreas como frutíferas, agrícolas (hortaliças, plantas medicinais, cereais etc.) e/ou animais.

 

Com isso, o agricultor terá condições de aumentar a produção em espaços menores, ampliar a capacidade de geração de vagas de trabalho e reduzir a incidência de pragas e inimigos naturais dos cultivos.

 

Também serão entregues mais de 60 kits de irrigação, de um total de 560 previstos pelo projeto. Com esses sistemas, o agricultor vai poder economizar água e insumos. Os resultados serão revertidos em maior lucratividade e em alimentos de mais qualidade, que podem vir a ser certificados como orgânicos.

 

Na parceria com a Seagri, a Emater-DF tem participado desde 2016 no fomento dos kits, prestando apoio técnico na elaboração dos projetos e na seleção dos beneficiários. Após a instalação dos kits, a empresa prestará apoio com serviços de assistência técnica e de extensão rural aos produtores, fazendo com que os produtores alcancem resultados satisfatórios na forma de produção.

 

Os recursos para compra dos equipamentos foram disponibilizados para a Seagri por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Augusto Carvalho (Solidariedade) e aporte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Durante o evento, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), também vai entregar kits de sementes de feijão e milho aos produtores.

 

Conectividade Rural
Neste ano, a Emater-DF instalou wi-fi em sete áreas rurais atendidas pela empresa nas regiões do Pipiripau, Alexandre de Gusmão, PAD-DF, Jardim, Tabatinga, Taquara e Rio Preto. O Wi-fi Social permite que a comunidade que vive em um raio de até 100 metros do escritório local da Emater tenha acesso a uma rede de internet de alta velocidade.

 

Além de atender os moradores do campo, o sistema desenvolvido com apoio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Planejamento do GDF fornece internet rápida para postos da Polícia Militar, postos de saúde e escolas.

 

“É uma ação capitaneada pela Emater e só possível graças à integração de vários órgãos dos governos local e federal em uma soma de esforços para levar um serviço essencial à população”, disse a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

Serviço
Evento de entregas de ações do Sistema Público de Agricultura do DF
Data: 03/12/2019
Local: Embrapa Hortaliças – Núcleo Rural Vargem da Bênção Ponte Alta Norte (Gama)
Horário: 10h.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br