Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/19 às 14h43 - Atualizado em 18/12/19 às 15h47

São Sebastião promove segunda edição do concurso de queijos artesanais; veja vencedores

Vencedores, participantes, observadores e equipe técnica posam para foto ao final do evento

 

Aconteceu nesta terça-feira (17) a segunda edição do Concurso de Queijo Artesanal – Frescal e Meia Cura de São Sebastião. Promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), o concurso aconteceu no Centro de Práticas Sustentáveis do Ibram, no Jardim Mangueiral.

 

Nesta edição, venceram Gilda Barbosa de Araújo e Francisco das Chagas Aragão, na categoria frescal, e Alcides Martins Junior e Antônio Fernandes Barros, na categoria meia cura.

 

Para o jurado Sérgio Orsi, médico-veterinário e assessor da direção, que participou das duas edições, já é possível notar o aumento na qualidade dos queijos. “Houve um salto na qualidade de todas as amostras apresentadas”, elogiou.

 

“Em geral os queijos estão bem mais saborosos e a apresentação também está bem melhor que no ano passado”, disse a produtora Ivanir Ferreira, confirmando a constatação de Orsi. Premiada na edição anterior, desta vez Ivanir não ficou com as primeiras colocações. “Gosto muito desse concurso, só de participar sei que já estamos ganhando”, disse a produtora.

 

Jurados fazem a sua avaliação e marcam pontuação na ficha técnica

 

O concurso também agradou outros produtores. “Ano passado eu vim assistir, mas não trouxe os queijos. Esse ano eu vim para ganhar, mas está bastante concorrido”, afirmou o produtor rural Antônio Fernandes Barros, que cumpriu seu desafio e levou a segunda colocação na categoria meia cura.

 

“O que me impressionou bastante foi a quantidade de amostras. Achei uma boa representação da região, e estão todos de parabéns”, disse a jurada Milena Oliveira, coordenadora de qualidade do alimento da Emater- DF. Ela se colocou à disposição para orientar os participantes sobre a rotulagem de seus produtos.

 

Entre os critérios avaliados estão sabor, odor, textura, apresentação e embalagem

 

O professor do curso de gastronomia da Universidade Católica de Brasília Marcos Cerqueira também colocou a universidade à disposição para fazer análises microbiológicas para os produtores participantes. “Vamos atender a demanda de acordo com a capacidade da universidade, mas estamos à disposição”, afirmou o professor.

 

“Gostei muito do concurso, porque valoriza os produtores pequenos e grandes da região”, disse Fernanda Soares, representando o vencedor Alcides Martins Junior, que possui um pequeno laticínio em sua propriedade. “Produzimos vários produtos derivados do leite, tudo com o leite produzido diretamente na fazendinha”, explicou Fernanda.

 

A fábrica brasiliense de rações Nutrina patrocinou o prêmio dos vencedores com ração para cachorro e homeopatia para tratar mastite bovina. O representante da empresa, Mário Moulin participou do juri e também parabenizou a iniciativa.

 

Confira a seguir os vencedores e os demais participantes.

 

Ganhadores da categoria meia cura: 1° – Alcides Martins Junior (representado pela Fernanda Souza); 2° – Antônio Fernandes Barros

 

 

Ganhadores da categoria frescal: 1° – Gilda Barbosa Cabral de Araújo; 2° – Francisco das Chagas Aragão

 

 

Também participaram:

 

Ivanir Ferreira Coelho

Adenilton Candido de Paula

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br