Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/01/16 às 9h57 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Salto na qualidade

 

O agricultor Vicente de Paulo Zandonade venceu, em junho de 2014, o Concurso de Boas Práticas Agrícolas, promovido pela Emater-DF por meio do escritório no núcleo rural Pipiripau (região administrativa de Planaltina). Técnicos da empresa e da Secretaria de Agricultura avaliaram 63 itens nas propriedades da região, e Vicente alcançou 92,3% de conformidade. Produtor de hortaliças — especialmente tomate em estufa —, ele hoje administra, junto com a mulher, Jalile Pereira Zandonade, um pequeno restaurante na comunidade, onde serve refeições aos trabalhadores do local.

 

De acordo com Geraldo Magela Gontijo, gerente da Emater-DF no Pipiripau, o trabalho com boas práticas envolve todos os aspectos da produção. “Isso incentiva o produtor a promover melhoras na propriedade, o que reflete diretamente na qualidade do alimento que chega à mesa do consumidor”, avalia. Como exemplo, o gerente lembra que, no primeiro ano do concurso, o vencedor alcançou 72% dos pontos; nesta edição, atingiu 92%. “Isso demonstra o empenho do produtor em buscar melhorias a cada ano”, aponta Magela, acrescentando que todos os participantes recebem um relatório detalhado com os itens que podem ser melhorados.

 

Para Vicente, a Emater-DF tem sido uma companheira importante na melhoria da sua produção. “A empresa está sempre presente. Estou aqui há trinta anos e, durante todo esse tempo tive apoio dos técnicos do escritório”, detalhou. A Emater-DF, em parceria com patrocinadores, concedeu um prêmio de R$ 1 mil, que Vicente usou para comprar uma churrasqueira para o restaurante. “Esse equipamento nos ajudou a melhorar nosso negócio”, acrescenta Jalile Zandonade, mulher do produtor.

 

Qualidade do alimento — Além do Pipiripau, outros escritórios da Emater-DF realizam concursos de Boas Práticas Agrícolas, como Brazlândia, Alexandre de Gusmão, Taquara, Vargem Bonita e Sobradinho. A Secretaria de Agricultura pretende lançar em breve, um programa de Qualidade do Alimento, onde o concurso será uma das ferramentas que deve garantir a melhoria das técnicas agrícolas e pecuárias no Distrito Federal. “Com isso, reforçamos nossa certeza que o alimento que chega à mesa dos brasilienses é seguro, saudável e limpo”, conclui Geraldo Magela.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br