Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/10/17 às 10h20 - Atualizado em 29/10/18 às 11h42

Sabores e cores do DF estão no 1º Festival da Primavera – Haru Matsuri

 

No estande da Emater-DF, agricultores familiares comercializam sorvetes artesanais de frutos do Cerrado, flores e plantas ornamentais, panificados, doces, temperos, cafés, licores e artesanato

 

A primavera chegou e com ela muito mais cor. Para mostrar o que o Distrito Federal produz de mais bonito e gostoso, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF) participa, até domingo (8), do 1º Festival da Primavera – Haru Matsuri, na ExpoBrasília, no Parque da Cidade. No estande da empresa, agricultores familiares comercializam sorvetes artesanais de frutos do Cerrado, flores e plantas ornamentais, panificados, doces, temperos, cafés, licores e artesanato.

 

A gerente de Desenvolvimento Sócio Familiar da Emater-DF, Selma Tavares, ressalta a importância de oferecer espaços de comercialização aos agricultores familiares. “O fato de terem uma produção pequena muitas vezes dificulta o acesso aos mercados convencionais. Por isso, espaços como esse, de venda coletiva, auxiliam a escoar e divulgar seus produtos, que são diferenciados, reduzindo gastos com transporte e espaço de venda.”, explica.

A unidade móvel da empresa também está presente no Festival com informações sobre os serviços oferecidos pela Emater nos programas de Agricultura Urbana e de Floricultura.

 

No mesmo estande dos produtores, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) apresenta o programa Reflorestar, da Granja do Ipê.

 

O Festival

 

O Festival é uma realização da Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra) e conta ainda com exposição e workshops de flores e plantas ornamentais, bazares, apresentações culturais e gastronomia japonesa.

 

Os alimentos não perecíveis (exceto sal), arrecadados por meio do pagamento de meia entrada, serão direcionados para o Programa de Doação Simultânea (PDS) do Banco de Alimentos da Ceasa-DF, que fará a classificação e distribuição dos alimentos para rede de entidades sociais cadastradas.

 

O evento conta com apoio do Governo de Brasília por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e Esporte, Turismo e Lazer, Administração Regional do Plano Piloto, Emater-DF, Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Ibram e Novacap.

 

Veja a programação no site: www.harumatsuribsb.com.br

 

Colônia japonesa na agricultura do DF

 

Convidados diretamente pelo braço direito do Presidente JK na aventura da construção de Brasília, o maior desafio dos nipo-brasileiros era mesmo domar as terras arredias do Cerrado. Vencidos os desafios, os japoneses e seus descendentes encontraram na calma do Planalto Central um lugar ideal para se desenvolver.

 

As comunidades de Vargem Bonita e Brazlândia são um exemplo disso e a agricultura ainda é a principal fonte de sustento. Existem cerca de 2.200 famílias de japoneses e seus descendentes vivendo no Distrito Federal e boa parte delas preocupada em manter vivas algumas das tradições de seus ancestrais.

 

Serviço:

1º Festival da Primavera – Haru Matsuri
Data: De 6 a 8 de outubro
Local: Pavilhão B – Expobrasília – Parque da Cidade
Horários: Dia 6 (sexta-feira) das 10h às 22h | Dia 7 (sábado) das 10h às 22h | Dia 8 (domingo) das 10h às 18h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) à venda na bilheteria do local.
Crianças até 5 anos não pagam. Meia-entrada válida também para quem doar 1 kg de alimento não perecível (exceto sal)

 

0610 estandeprimavera3

0610 estandeprimavera4

0610 estandeprimavera3

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br