Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/17 às 13h57 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Rollemberg é homenageado em cerimônia de aniversário da Embrapa

 

Governador de Brasília participou da solenidade na manhã desta quinta-feira (27)

 

A cerimônia dos 44 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), completados nessa quarta-feira (26), ocorreu na sede da empresa na manhã desta quinta (27). O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da solenidade.

 

Em seu discurso, o chefe do Executivo local classificou a empresa como um patrimônio da população brasileira. “Temos que apoiar a Embrapa, e assim o fiz como deputado federal e senador, por meio de emendas, e agora como governador, com a regularização fundiária”, disse.

 

Na cerimônia, a trajetória de Rollemberg de apoio à Embrapa foi homenageada. Ele fez um resumo de suas ações como governador e em outras funções anteriormente exercidas: Regularização fundiária de todas as unidades da Embrapa no DF. Iniciada pela Embrapa Hortaliças, a ideia é que tudo esteja concluído até 2018. Sanção da lei que estabelece o Biotic – Parque Tecnológico. A Embrapa participa com o governo de Brasília na construção desse projeto de parceria com a iniciativa privada. Como parlamentar, garantiu recursos para a quadruplicação da capacidade de armazenamento do Banco Genético da Embrapa. Como presidente do Fundo Setorial do Agronegócio, conseguiu os primeiros aportes para a construção do centro de agroenergia da Embrapa.

 

Antes da solenidade, Rollemberg assistiu a uma apresentação de projeto da Embrapa aprovado na Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). A iniciativa visa combater a incidência de ferrugem — doença causada por fungos — na soja.

 

Ele também visitou o banco genético, onde há mais de 120 mil acessos de 976 espécies de sementes armazenados a 20 graus negativos. O presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, destacou a importância do acervo para a agricultura e a pecuária brasileiras. “Antes, não havia tecnologia para produção de alimentos na região tropical.”

 

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, e o pesquisador da Embrapa e autor do projeto Barraginhas — sistema de pequenos açudes que aprimoram áreas degradadas por pastagens —, o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval, também foram homenageados. Participou ainda do evento o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Argileu Martins da Silva.

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

 

Criada em 26 de abril de 1973, a Embrapa possibilitou o desenvolvimento de agricultura e pecuária essencialmente brasileiras, ao priorizar características tropicais, por meio do aporte de recursos e estudos na área.

 

Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem 17 unidades centrais em Brasília, 46 descentralizadas pelas cinco regiões do Brasil, quatro laboratórios virtuais no exterior — China, Coreia do Sul, Estados Unidos e Europa — e três escritórios internacionais, na América Latina e na África.

 

Guilherme Pera, da Agência Brasília

Edição: Marina Mercante

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br