Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/13 às 13h52 - Atualizado em 29/10/18 às 10h46

Resgatando hábitos saudáveis

 

Bertalha, ora-pro-nobis, caruru, taioba, folha de batata-doce, farelo de trigo e flor de abóbora: com esses ingredientes, a equipe da Emater-DF no escritório do núcleo rural Jardim (região administrativa do Paranoá) fez tortas e outras receitas durante a Semana da Saúde do Centro de Ensino Fundamental Jardim II. A atividade durou cinco dias e alcançou cerca de 150 estudantes.

 

Além de treinar os alunos com as receitas, os extensionistas deram uma palestra sobre a importância de uma alimentação saudável. A gerente da Emater-DF no Jardim, Maria do Carmo dos Santos Barbosa, explica que o objetivo da empresa com essa ação é resgatar o consumo de hortaliças tradicionais. “Esses produtos são ricos em vitaminas e proteínas, muito mais saudáveis e mais baratos que os alimentos industrializados”, aponta.

 

O escritório local da empresa possui ainda uma horta, disponível para trabalhos educativos. “Alguns pais desses estudantes utilizam ou já utilizaram hortaliças tradicionais, mas queremos incentivá-los a consumir esses produtos com mais frequência”, adianta Maria do Carmo. Com a horta — resultado de uma parceria com a Embrapa —, a Emater-DF pretende desenvolver outros trabalhos com a comunidade local.

 

Saúde  A utilidade de produtos tradicionais não se restringe à alimentação. Os extensionistas do Jardim ensinaram aos estudantes uma receita de xampu, feito com sabão de coco e ervas naturais, eficiente para combater piolhos.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Dica do extensionista

 

Xampu contra piolho 

Ingredientes e materiais
– 1 copo americano de sumo forte de boldo, carqueja, fumo e arruda;
– 1 sabão de coco ralado;
– 1 panela de barro, ferro ou aço;
– 1 liquidificador;
– 1 colher de pau;
– 1 peneira fina;
– 1 pano branco de algodão limpo;
– frasco para acondicionar;
– etiquetas para rotular

 

Preparo
– Coloque as ervas picadas e limpas no liquidificador. Acrescente 1 copo de água e bata bem. Coe com a peneira limpa, coberta com o pano branco de algodão. Rale o sabão de coco e junte com o sumo no liquidificador. Bata por alguns minutos. Acondicione nos vidros limpos e rotule.

 

Modo de usar
Passe em todo o couro cabeludo e deixe por 30 minutos. Lave a cabeça normalmente. Repita a aplicação por quatro dias consecutivos. Use o pente fino após ter lavado o cabelo. Observe sempre a cabeça das crianças.

 

Colaboração: Quédina Martins (economista doméstica da Emater-DF)

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br