Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/17 às 13h50 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Regularização mais próxima

 

Famílias do assentamento Betinho, em Brazlândia, terão acesso a mais políticas públicas para melhorar a produção de hortaliças

 

O presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, participou, no último sábado (18), de uma confraternização no assentamento Betinho, na região administrativa de Brazlândia. Na ocasião, os assentados foram informados que a regularização fundiária da comunidade está próxima de se concretizar. Representantes da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagr), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Secretaria de Patrimônio da União (SPU) também participaram do encontro.

 

As terras onde o assentamento está localizado pertencem à União, que repassou a administração ao Incra. Assim, o órgão poderá realizar o recadastramento das famílias, acelerando o processo de regulamentação da área. Com a regularização definitiva, os assentados terão acesso a mais políticas públicas, aperfeiçoando a produção e melhorando as condições de vida de toda a comunidade. A Emater-DF presta assistência técnica ao assentamento desde 1997.

 

Para a representante da Associação dos Produtores Rurais do Novo Horizonte/Betinho, Maria do Socorro Miranda, o trabalho realizado no assentamento pela Emater-DF e pela Seagri deu visibilidade à comunidade. “Hoje, somos considerados profissionais da agricultura. As técnicas e orientações repassadas pelos extensionistas qualificaram nosso serviço”, observou. Socorro comemora o anúncio da transferência das terras para o Incra: “Agora, teremos acesso a mais crédito, o que vai potencializar nossa produção”, espera.

 

O assentamento Betinho abriga cerca de 220 famílias que cultivam, principalmente, hortaliças. O carro-chefe da produção são os morangos, comercializados, Ceasa. Alguns agricultores também fornecem alimentos para os programas de compras institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Escolas públicas do Recanto das Emas e de São Sebastião recebem frutas e verduras produzidas na comunidade.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br