Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/17 às 11h40 - Atualizado em 29/10/18 às 11h41

Rede de inovação é inaugurada durante oficina de hortaliças da Embrapa

 

O presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, acredita que a rede vai propiciar produtividade, renda e autonomia aos estados

 

As primeiras ações da Rede de inovação foram lançadas durante a Oficina de hortaliças e Olericultura da Embrapa nesta terça-feira (27). O projeto criado por meio de uma parceria entre os Emateres e a Embrapa vai levar soluções tecnológicas para o produtor da agricultura familiar.  O presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, acredita que a rede vai propiciar produtividade, renda e autonomia aos estados. “O projeto vai começar com Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. O único desses estados que não importa hortaliças hoje é o DF. Por isso o esforço concentrado para levar respostas e soluções aos gargalos da criação de hortaliças e melhorar o abastecimento nos estados”, destaca.

 

O Projeto conta com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Com a ajuda das Emateres, vamos validar melhor nossas tecnologias e capacitar os produtores. São pesquisas em diversas áreas,  como o super tomate, pacotes de agricultura orgânicas e produção integrada”, explica o Chefe da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento.

 

Durante a oficina de hortaliças, a Embrapa apresentou novas tecnologias para os extensionistas, como estufas de bambu. Além de ideias para melhoria da logística de distribuição dos produtos que poderão chegar frescos, com o transporte e embalagens adequadas para aumentar a competitividade do setor.

 

A Empaer-MT apresentou um panorama da produção de hortaliças no estado, com as principais cidades produtoras e um mapeamento da rede supermercadista que poderia receber estes produtos. No fim da Oficina, os participantes fecharam um plano de trabalho, onde foram levantados os principais gargalos dos estados participantes da primeira etapa da Rede. “A proposta é promover o desenvolvimento de todo o Centro-Oeste, com vista a qualificar a assistência técnica e extensão rural como parte de todo um processo de desenvolvimento mais amplo”, explica Martins.

 

Assessoria de Comunicação – Asbraer

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br