Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/04/16 às 14h18 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Realizada 2ª Conferência Distrital de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)

 

Cerca de 70 pessoas participam, nesta sexta-feira (15), da 2ª Conferência Distrital de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), realizada no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF). O evento, que é uma preparação para a 2ª Conferência Nacional de Ater, a ser realizada de 31 de maio a 3 de junho de 2016, conta com a presença de agricultores, extensionistas e técnicos de órgãos distritais e federais.

 

A abertura contou com a participação do secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, do presidente da Emater-DF, Argileu Martins, do presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Paulo Guilherme Cabral, do assessor técnico do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Cassio Murilo Trovatto, do subsecretário de Agricultura Familiar da Seagri/DF, Hector Barreto e de representantes da sociedade civil.

 

O objetivo da Conferência é ouvir a comunidade rural para subsidiar as políticas públicas e definir estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência pública rural no DF, em especial quando se trata de agroecologia e alimentos saudáveis. Neste encontro, são elencadas 30 proposições para serem discutidas na 2ª Conferência Nacional.

 

Para o secretario de Agricultura, a assistência rural deve ser criativa para superar os problemas econômicos que o Brasil atravessa. Leal lembrou ainda, que o DF teve um dos menores impactos no suporte aos agricultores. “Eu não estou aqui para oferecer desculpas. Temos quer ter um debate realista sobre a assistência técnica rural, e faremos isso aplicando bem os recursos disponíveis e buscando a eficiência no atendimento, procurando o aperfeiçoamento do sistema ATER, cada vez mais no direcionamento da sustentabilidade”, acrescentou. Durante o dia, grupos temáticos debatem sobre o fortalecimento institucional dos órgãos envolvidos e a participação social. Já no final do evento acontecem as eleições de delegados que comporão a Conferência Nacional.

 

O presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, diz que a Emater leva ao evento seus 38 anos de experiência no processo de desenvolvimento rural com sustentabilidade. “A Conferência é a oportunidade de trazer essa experiência para debater junto aos demais atores e protagonistas do evento. Quando há participacao social, as proposições são muito mais qualificadas”, disse. A expectativa do presidente é que as experiências e as estratégias discutidas garantam avanços em políticas que promovam o desenvolvimento rural sustentável, uma política distrital de Assistência Técnica e Externsão Rural (Ater) e a oportunidade de aperfeiçoar os trabalhos e ações de Ater, tendo como pano de fundo o desenvolvimento rural com sustentabilidade.

 

A Conferência pretende, ainda, ampliar a discussão da importância do desenvolvimento rural sustentável, como forma de praticar a agricultura familiar. Para tanto, deve ser baseada na autonomia das populações rurais, no fortalecimento da cidadania e na preservação dos bens naturais, valorizando os saberes tradicionais, próprios do homem do campo.

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br