Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/07/19 às 11h34 - Atualizado em 29/07/19 às 16h21

Propriedade de hortaliças orgânicas recebe selo de Boas Práticas Agropecuárias

Josecler Moreira com membros do Comitê Gestor do Programa Brasília Qualidade no Campo

 

O Comitê Gestor do Programa Brasília Qualidade no Campo certificou o Sítio São Pedro, no Assentamento Contagem, após a auditoria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri), Emater-DF, Ceasa e Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde. O sítio de orgânicos, do produtor Josecler Moreira, foi a 27ª propriedade a receber o selo.

 

Um dos destaques da propriedade na avaliação dos técnicos foi o controle e organização da rastreabilidade dos produtos, que estava com referências além do exigido na legislação. “A parte de gestão sempre foi bem organizada, desde a primeira visita”, afirmou a coordenadora de Qualidade do Alimento da Emater-DF, Letícia Martinez.

 

Visitação a chácaras do Circuito Rajadinha, em Planaltina, começa em agosto

Fundo de Financiamento do Centro-Oeste tem R$ 3,5 bilhões para a área rural em 2019

 

Outro ponto positivo foi a implantação da fossa séptica, um dos itens indispensáveis para a certificação, mas que, por vezes, é negligenciado nas propriedades rurais. “Foram adquiridos equipamentos por meio de emenda parlamentar e distribuídos na área rural, com a contrapartida de o produtor fazer a instalação, e esse saneamento reflete bastante na qualidade do alimento ofertado”, explicou a responsável pelo programa de BPA na Secretaria de Agricultura, a agrônoma Lara Line Pereira de Souza.

 

Produtor Josecler Moreira em canteiro de couve em seu sítio, no Assentamento Contagem

 

Entre as exigências para a certificação está também a capacitação dos trabalhadores, que já foi realizada no sítio. A equipe de auditoria conferiu as anotações do caderno de campo, a área de pós-colheita e embalagem, o local de armazenamento dos insumos, os canteiros de plantio, a captação de água, moradia dos trabalhadores rurais, o saneamento da propriedade.

 

Para o produtor, seus principais motivadores foram o senso de responsabilidade e o desejo de alcançar a excelência. “Nossa propriedade sempre quis ter esse selo. A gente se esforça sempre em fazer o melhor e ter a nossa marca em boa referência”, afirma Moreira, que conta com o apoio de seu filho Cleber Moreira nas atividades do sítio. “Esse selo vem como reconhecimento e eu pretendo colocar nos nossos produtos”, conclui.

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br