Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/12/16 às 12h51 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Promovendo o cooperativismo

 

Representantes da Multiflor visitam dependências da Cootaquara, na área rural de Planaltina, para trocar experiências sobre organização 

 

Representantes da direção da Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais (Multiflor) visitaram, nesta quarta-feira (14), as dependências da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara). O encontro foi promovido pela Emater-DF como parte do programa Associar e Cooperar, que incentiva produtores rurais a se organizarem por meio do associativismo e, assim, chegarem ao mercado mais fortalecidos.

 

Criada em 2001, a Cootaquara conta hoje com pouco mais de 200 produtores cooperados — dos quais 70% são familiares. Desde o início, a cooperativa contou com o apoio da Emater-DF, que por meio do escritório no núcleo rural Taquara (região administrativa de Planaltina), ofereceu capacitação, treinamento, orientação e assistência técnica. Atualmente, a entidade comercializa cerca de 400 toneladas por mês de pouco mais de 40 produtos diferentes.

 

Já a Multiflor surgiu em julho de 2009, no núcleo rural Rio Preto (região administrativa de Planaltina). A princípio, eram cerca de 20 associados que plantavam flores em vaso de diversas espécies, além de pimenteiras e ervas medicinais. Hoje, o grupo está num processo de desenvolvimento e já comercializa seus produtos em várias feiras e pontos fixos do Distrito Federal.

 

O programa Associar e Cooperar foi lançado em agosto deste ano e tem como objetivo oferecer atividades de capacitação para promover o fortalecimento de organizações de produtores nos aspectos do cooperativismo e associativismo.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br