Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/03/20 às 15h42 - Atualizado em 6/03/20 às 15h45

Projeto Floricultura na Escola busca desenvolver o empreendedorismo entre jovens

Alunos do Centro Educacional do PAD-DF participam do projeto de floricultura – Fotos: Taynã Rodrigues/Vincere

 

Para desenvolver o empreendedorismo e também o cultivo de flores no Distrito Federal, a Emater-DF, em parceria com a Coopa-DF e a AgroBrasília estão desenvolvendo um projeto chamado Floricultura na Escola, com jovens do Centro Educacional do PAD-DF, região do Paranoá. A proposta engloba 80 alunos e teve o primeiro encontro nesta quinta-feira (5), no Parque Ivaldo Cenci, onde todos os anos é realizada a AgroBrasília.

 

De acordo com a coordenadora de Floricultura da Emater-DF, Loiselene Trindade, por meio do projeto, os alunos vão aprender questões como o plantio e a produção de ornamentais, de plantas nativas do cerrado com potencial ornamental e de nativas para recuperação de áreas degradadas. “É um projeto-piloto. As atividades incluem desde a formação na produção, no empreendedorismo e também no cooperativismo, uma vez que estamos trabalhando em conjunto com a cooperativa do PAD-DF”, ressaltou.

 

Primeiro encontro foi realizado na AgroBrasília, nesta quinta-feira (5)

 

As atividades serão realizadas na escola e também no espaço da Agricultura Familiar, na AgroBrasília. “A gente vai trabalhar com a produção de pequenos jardins e de mudas para comercialização”, explicou Loiselene. O gerente do escritório da empresa no PAD-DF, Marconi Borges, esteve presente no encontro. 

 

Professora na escola, Jânia da Silva afirmou que o projeto é importante como auxílio na parte pedagógica e empreendedora. “Com o auxílio  técnico da Emater, a ideia é a de que eles, futuramente, possam expandir isso para suas vidas, produzir flores e comercializá-las”, afirmou.

 

“É uma excelente iniciativa, partindo de um professor da própria escola, o que é muito louvável . Com o apoio da Emater,  e nosso, tenho certeza que renderá muitos frutos essa parceria. Até porque um dos princípios da AgroBrasília é o fator social, de contribuir com a região em vários sentidos. Ver alunos adolescentes com os olhos brilhando, prontos para dar o pontapé nesse belo projeto, não tem preço”, afirmou o presidente da AgroBrasília, Ronaldo Triacca.

 

“A formação faz da pessoa um cidadão que vai poder agir melhor dentro da família e no trabalho. É um projeto muito importante”, ressaltou o presidente da Coopa-DF,  José Guilherme Brenner.

 

Os alunos ficaram atentos às primeiras explicações sobre o projeto

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br