Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/07/16 às 16h29 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Projeto Cultivar para Reintegrar forma mais 20 adolescentes

 

Um projeto piloto de horta orgânica, desenvolvido na Unidade de Internação de São Sebastião, está contribuindo para a capacitação e reintegração de adolescentes infratores. “É muito bom mexer na terra, ficar ao ar livre e não só olhando para a parede. Gosto de trabalhar na horta porque é uma atividade tranquila”, conta o jovem de 15 anos, João Nunes (nome fictício), um dos beneficiários do Curso Prático de Produção Agroecológica de Hortaliças, desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF).

 

Na sexta-feira (22), às 15h, será inaugurado o viveiro de mudas e entregues 20 certificados da segunda turma do curso de 40 horas, ministrado pela professora e engenheira agrônoma Roberta de Sousa Matos.

 

Uma vez por semana, a professora vai à unidade para ensinar técnicas de adubação, semeadura e tratos culturais, além dos princípios agroecológicos. O trabalho também envolve a multiplicação de conhecimento. Nos outros dias da semana, quem acompanha os jovens é o atendente de reintegração social da Unidade de Internação, Leandro Navarro Bueno.

 

Segundo Leandro, é possível certificar de 50 a 60 jovens por ano no projeto. “Percebemos que vários querem participar e, além de servir de válvula de escape, é uma forma de despertar o valor do trabalho e resgatar a autoestima dos jovens”, conta.

 

A agrônoma Roberta Matos explica que com uma melhor estruturação da horta, o projeto poderá ser aprimorado. Hoje, as hortaliças cultivadas são vendidas aos servidores da Unidade e o dinheiro é revertido para manutenção da horta e para pequenos reparos na unidade. “Mas queremos expandir para que o adolescente possa entregar os alimentos à sua família, que na maioria das vezes é carente, ou até mesmo produzir mudas para venda aos agricultores familiares da região”, explica.

 

O material para a horta e o curso são fruto de parceria da Emater com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A ideia é realizar o mesmo projeto em todas as unidades de internação do Distrito Federal.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br