Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/04/17 às 12h03 - Atualizado em 29/10/18 às 11h40

Programa Empreender e Inovar capacita técnicos e empreendedores rurais

 

Objetivo de levar a cooperativas, agroindústrias e produtores individuais noções de gestão administrativa e financeira

 

Começou nesta quarta-feira (12) o curso “Gestão Descomplicada – Teoria e Prática” para sete empreendedores rurais e 20 técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). A capacitação faz parte do Programa Empreender e Inovar, que foi criado em 2015 pela Emater com o objetivo de levar a cooperativas, agroindústrias e produtores individuais noções de gestão administrativa e financeira, das mais básicas até as mais elaboradas.

 

Segundo a administradora da Emater, Carla Machado, “as propriedades rurais geram renda e emprego, sendo fundamentais no fortalecimento do mercado regional e para o abastecimento de alimentos no DF e Entorno. Por isso, eles precisam buscar gerir melhor seus negócios, obter maiores receitas, diminuir seus custos, conhecer seu negócio em detalhes. Apenas com informação o gestor poderá tomar as melhores decisões”.

 

O curso, realizado em três quarta-feiras, tem como objetivos fornecer conhecimentos básicos de Gestão Empresarial aos participantes, melhorar o nível de organização dos produtores, auxiliar na construção de uma visão estratégica e crítica dos empreendimentos, além de fornecer ferramentas e apresentar tecnologias que auxiliem na gestão do negócio.

 

Para a coordenadora de Operações da Emater, Luciana Tiemann, “a participação de técnicos da empresa é fundamental para terem uma visão mais sistêmica da propriedade e começarem, em 2018, a atender mais produtores em relação à gestão”.

 

A segunda turma do curso será em setembro com mais 27 participantes, entre técnicos e produtores.

 

Empreender e Inovar

 

O Programa Empreende e Inovar da EMATER-DF possui 3 fases, cada uma dura 6 meses. Na primeira é realizado um Diagnóstico, que descreve a situação atual do empreendimento, com seus pontos forte e fracos, oportunidades e ameaças. A partir disso, iniciamos a 2 ª fase, que é o Plano de Gestão, onde traçamos, juntamente com o empreendedor, metas de curto, médio e longo prazo, e os auxiliamos a atingir as metas nos prazos estipulados. A 3ª fase, são os últimos 6 meses, é o Acompanhamento, onde ajudamos empreendedor a corrigir possíveis erros ou iniciar novas metas.

 

 

1204 empreender2

1204 empreender

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br