Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/08/13 às 14h55 - Atualizado em 29/10/18 às 10h46

Programa de habitação rural é assinado na Semana do Pimentão

 

Além de promover a valorização da agricultura familiar, a Semana do Pimentão foi marcada pela entrega de uma nova política pública para a região: o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

 

Na sexta-feira (16), durante uma homenagem preparada por alunos e professores aos produtores da região, foi assinado termo de cooperação entre a Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara) e a Caixa Econômica Federal para operacionalizar o PNHR.

 

O programa vai oferecer melhores condições de moradia aos trabalhadores da área rural e faz parte do “Minha Casa, Minha Vida”. Para o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, isso se deve à articulação entre as entidades públicas. “É uma diretriz de governo que as instituições se articulem para levar políticas de desenvolvimento à população”, falou.

A Cootaquara será a responsável pela construção das habitações e a expectativa é que em setembro se inicie 30 moradias. O valor de cada casa pode ser de até R$ 28,5 mil para construção e R$ 17,2 para reforma. O prazo para as construções varia de seis a 12 meses e a estimativa é que o Núcleo Rural abrigue, futuramente, pouco mais de 150 unidades distribuídas entre as agrovilas e as chácaras.

 

O secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, diz que o PNHR é um dos melhores programas que existem no País. “O Distrito Federal não poderia ficar de fora. O produtor merece ter uma habitação digna, que traga nova motivação e qualidade de vida para a família”.

 

Fernando Nunes de Sousa, agricultor familiar de 28 anos, trabalha com a esposa em parceria na propriedade dos pais. “Mas ter uma moradia própria é muito gratificante, ainda mais quando estamos iniciando uma família”, disse.

 

 

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br