Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/03/18 às 11h13 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Produção qualificada

 

Emater-DF presta assistência a assentamentos de reforma agrária na formação de uma cooperativa agroecológica de alimentos

O presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, recebeu, nesta segunda (19), lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), para tratar sobre a organização de uma cooperativa reunindo assentamentos de reforma agrária do Distrito Federal. O objetivo é preparar os agricultores para produção e comercialização de hortaliças em mercados, feiras e nas compras institucionais.

 

De acordo com o gerente Regional Leste, Luciano Mendes, o assessoramento da Emater-DF aos assentados se dará em quatro focos: formalização (criação de um estatuto, registro da cooperativa); elaboração de um plano de produção (com planejamento de quais produtos têm mais viabilidade comercial); elaboração de um plano de negócio; e a promoção de intercâmbio com cooperativas de agricultores familiares que já estão estruturadas.

 

Ao todo, são doze assentamentos de reforma agrária nas áreas rurais de Brasília. Alguns produzem alimentos para subsistência, mas outros já têm maior estrutura de produção — todas de base agroecológica, ou seja, sem uso de agrotóxicos e com práticas sustentáveis.

 

2103 reunio_mst

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br