Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/10/15 às 16h47 - Atualizado em 29/10/18 às 11h35

Produção otimizada

 

A Cooperativa Agropecuária do Rio Preto (Coarp) inaugurou, no último sábado (17), a Usina de Beneficiamento de Grãos. Adquirido com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o novo espaço tem capacidade para armazenar 100 mil sacas, além de possuir uma caldeira e um secador. A Emater-DF e a Secretaria de Agricultura foram importantes parceiras no desenvolvimento do projeto.

 

O presidente da Coarp, Valter Baron, indicou que o equipamento deverá aumentar a renda dos produtores da região. “Trata-se de uma tecnologia moderna e eficaz, que vai evitar a perda na produção”, observou o produtor, agradecendo o apoio do Sistema Público da Agricultura na elaboração do projeto de crédito. A obra custou R$ 5 milhões.

 

Para o governador Rodrigo Rollemberg, a usina é um retrato da tecnificação da agricultura no Distrito Federal, o que garante que a produtividade de várias culturas seja a mais alta do país. “Queremos reforçar o compromisso do Governo de Brasília com a área rural, que é responsável não só pela produção de alimentos, mas também pela preservação ambiental, conservação dos recursos hídricos e pela manutenção da área rural, barrando a especulação imobiliária”, observou o governador, que recentemente, decidiu preservar a Secretaria de Agricultura na reforma administrativa.

 

O presidente da Emater-DF, Argileu Martins, apontou que a responsabilidade do Sistema Público da Agricultura aumenta com a decisão do governador. “Temos apoiado os produtores de diversas formas, e nosso trabalho deverá redobrar agora, com projetos de apoio à gestão, inovação tecnológica e vários outros”, enumerou Argileu.

Localizada no núcleo rural Rio Preto (região administrativa de Planaltina), a Coarp reúne mais de 50 produtores rurais e é o principal canal de comercialização dos grãos produzidos na região — especialmente milho, soja, feijão e sorgo. As comunidades próximas também produzem hortaliças, além de possuírem uma significativa participação no mercado de avicultura, suinocultura e ovinocultura.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br