Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/16 às 10h01 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Produção orgânica é tema de encontro

 

A Emater-DF realizou, em parceria com a Associação Brasileira para a Agricultura Orgânica (Agro-Orgânica), o 1º Encontro Paranoá Orgânico. O evento, ocorrido no Lago Norte, durou três dias (de 2 a 4 de junho) e reuniu produtores rurais, técnicos e consumidores em palestras, oficinas e debates sobre a produção de alimentos mais saudáveis e seguros, sem o uso de insumos químicos.

 

De acordo com o coordenador do Programa de Agroecologia da Emater-DF, Roberto Carneiro, o encontro teve quatro aspectos positivos. “Trouxemos produtores não orgânicos para o evento, proporcionamos novos conhecimentos aos agricultores, mobilizamos políticos e autoridades que podem nos apoiar na causa e atraímos consumidores para os debates”, enumera.

 

Durante o encontro, os participantes puderam debater sobre certificação orgânica, pecuária ecológica, controle natural de pragas, biofertilizantes e acesso ao mercado. Nos dois primeiros dias, a programação incluía palestras e oficinas. Já no sábado, a população participou de uma oficina gourmet na Feira Orgânica do Lago Norte, num evento onde crianças e adultos aprenderam a aproveitar melhor os alimentos orgânicos, utilizando, cascas e folhas em receitas saborosas e nutritivas.

 

O 1º Encontro Paranoá Orgânico foi palco para o lançamento do Catálogo de Insumos Naturais e Biológicos. O material, disponível no site da Emater-DF, reúne mais de 120 produtos que auxiliam o produtor no cultivo de alimentos orgânicos, como fertilizantes, corretivos de solo e substâncias pós-colheita.

 

Os núcleos rurais na região administrativa do Lago Norte reúnem mais de 60 produtores de alimentos orgânicos. O encontro teve como parceiros a administração regional do Lago Norte, a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), o Ministério da Agricultura e as organizações não-governamentais Terrazul e Organics.

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br