Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/03/19 às 14h42 - Atualizado em 11/03/19 às 16h17

Produção de goiaba movimenta economia do DF

 

 

 

Em 2019, a Festa da Goiaba em Brasília chegou à sua quarta edição. O evento reuniu aproximadamente 7 mil pessoas na sede da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), em Brazlândia, nos dias 8 a 10 (sexta a domingo). Doces, geleias, licores, sorvetes, sucos e, claro, a goiaba, marcaram presença na atividade, que contou ainda com oficinas de gastronomia, comercialização de flores, plantas ornamentais e artesanato, além de shows musicais.

 

De acordo com a gerente do escritório da Emater-DF em Brazlândia, Magali Fortes, a expectativa do setor para 2019 é um aumento de 32% na produção da fruta. “Neste ano, choveu mais cedo e bem mais do que o esperado. Assim, os produtores estão mais confiantes”, observa. Já o gerente da unidade de Alexandre de Gusmão, Hélio Roberto Lopes, acrescenta que, na região de Brazlândia, o cultivo da goiaba é mais antigo que o de morango. “No início da capital, a comunidade japonesa se instalou aqui e iniciou a produção”, conta.

 

Atualmente, cerca de 90 produtores cultivam a goiaba em sistema convencional e orgânico em 318 hectares, numa cadeia produtiva que movimenta, no total, pouco mais de R$ 223 milhões por ano. A produtividade da fruta no Distrito Federal está entre 30 e 40 toneladas por hectare. A safra ocorre entre fevereiro e abril, com uma safrinha que vai de setembro a novembro.

 

Durante o evento de abertura da festa, no sábado (9), a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, reforçou o valor das mulheres produtoras — tanto de Brazlândia como de todo o Distrito Federal. “Nesta semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, lembramos que a Emater-DF sempre apoiou e incentivou o empoderamento feminino no campo. Nosso desafio é aumentar ainda mais a participação das agricultoras em todo o processo produtivo”, pontuou Denise.

 

Brigadeiro gourmet — No domingo, o destaque da programação foi a oficina de brigadeiro gourmet, ministrada pelo Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF. Ministrada pelo técnico em agroindústria Paulo Álvares, a atividade mostrou aos participantes como é simples preparar uma iguaria saborosa e que pode tanto fazer sucesso em festas quanto ajudar na renda familiar.

 

“O brigadeiro é uma espécie de doce de leite saborizado”, explica Paulo, acrescentando que o sabor mais tradicional do docinho é o chocolate, mas que existem outras receitas para abrilhantar uma atividade festiva ou mesmo uma reunião familiar ou com amigos.

 

O Centrer é o órgão da Emater-DF responsável por oferecer cursos. A maioria das capacitações são voltadas para os produtores, mas a empresa aproveita os eventos realizados em parceria com associações rurais para divulgar as atividades do centro.

 

A programação oficial da 4ª Festa da Goiaba termina nesta terça-feira (12), com uma visita técnica de agricultores a uma propriedade modelo de fruticultura em Cristalina (GO).

 

 


Oficina de brigadeiro gourmet reuniu mais de 30 pessoas

 


Brigadeiro Romeu e Julieta

Ingredientes
395g de leite condensado
80ml de creme de leite
100g de chocolate branco picado
50g de queijo parmesão ralado
goiabada para rechear
confeito


Modo de preparo
Em uma panela em fogo baixo, coloque o leite condensado, o creme de leite e o queijo parmesão ralado.
Mexa bem e, quando começar a engrossar, acrescente o chocolate branco picado.
Mexa até soltar do fundo da panela.
Coloque em um prato e deixe esfriar.
Corte pedaços pequenos de goiabada.
Faça bolinhas com o brigadeiro e achate-as com as mãos. Coloque um pequeno pedaço de goiabada e enrole novamente.
Passe os brigadeiros no confeito de sua preferência ou em açúcar cristal.

Fonte: Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) – Emater-DF

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br