Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/03/20 às 21h02 - Atualizado em 10/03/20 às 21h31

Presidente da Emater-DF participa de café com mulheres da Associação Flores do Contagem

O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (10), no núcleo rural do Contagem

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, e o secretário de Agricultura, Luciano Mendes, participaram de um café da manhã com mulheres da Associação do Grupo de Mulheres Produtoras Flores do Contagem, em Sobradinho.

 

Durante o evento, realizado nesta terça-feira (10), a presidente da Emater ressaltou a luta diária das mulheres por espaço e igualdade de oportunidades. “A gente sabe que ainda não existe igualdade entre homens e mulheres. Mas nós, mulheres, temos muita esperança, força e fé. Com muita determinação, vamos conquistando nosso espaço”, apontou.

 

Temas como o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Fundo de Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (FDR), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Aquisição da Produção da Agricultura (PAPA/DF) foram abordados no encontro.

 

As mulheres da região participaram do café da manhã e receberam flores da presidente da Emater-DF

 

O gerente do escritório da Emater-DF em Sobradinho, João Gabriel, elogiou a atuação das mulheres da associação, como referência de luta, força e superação. “Quero parabenizar o trabalho de vocês, a iniciativa, a criação dessa associação Flores do Contagem, que saiu da força das mulheres da região do Contagem”, ressaltou. Também participaram os extensionistas Mateus Miranda de Castro, Joseane Lima Ferreira Lelis e Loiselene Trindade.

 

O secretário de Agricultura respondeu perguntas das produtoras, ouviu demandas e destacou importância do encontro. “É um mês voltado para a gente reafirmar cada vez mais o papel das mulheres. Todo ano a gente tenta relembrar isso e salientar a questão da igualdade entre homens e mulheres”, disse.

 

A presidente do grupo Flores do Contagem, Maria das Dores, falou sobre os atuais problemas enfrentados pelo grupo. “Mesmo com toda dificuldade, a gente vem recebendo muitas ajudas que estão nos mantendo de pé”. Em dezembro do ano passado, a agroindústria foi furtada e levaram os insumos e maquinários de trabalho das mulheres. A presidente da Emater-DF garantiu que efetuará ações para auxiliar as mulheres da região, com objetivo de ajudá-las na recuperação.

 

O secretário de Agricultura, Luciano Mendes, e a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, participaram do encontro

 

Consideradas exemplo de superação no ramo dos panificados, as mulheres do Flores do Contagem tem empoderado outras mulheres do meio rural, transformado a rotina de moradores e gerado empregos. A agroindústria de panificados nasceu do projeto social da Votorantim Cimentos.

 

O grupo atua na produção de pães, bolos e biscoitos. Junto às mulheres, a Emater-DF tem feito trabalho de qualificação, com cursos voltados para a área e orientações técnicas. O Flores do Contagem foi a primeira agroindústria rural em grupo formalizada no DF.

 

Hoje, com o selo da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), concedido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), fica comprovado que as instalações e os equipamentos atendem às normas higiênico-sanitárias vigentes, além de garantir o direito de a entidade fabricar os produtos e comercializá-los em todo o Distrito Federal.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br