Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/09/16 às 14h47 - Atualizado em 29/10/18 às 11h38

Presidente da Asbraer e da Emater-DF articula ações para impulsionar a Extensão Rural

 

Parcerias focam na defesa da Extensão Rural e do desenvolvimento rural, disseminação de conhecimento e inovação

 

O presidente da Asbraer e da Emater-DF, Argileu Martins, articula ações conjuntas para impulsionar a Extensão Rural Brasileira, com foco na disseminação de conhecimento e inovação.

 

As articulações ocorreram nas duas últimas semanas e foram com a Fundação Ondjyla e com o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa).

 

Conhecimento e inovação

 

O Brasil detém a liderança na tecnologia para a agricultura tropical e a Extensão Rural Oficial tem um amplo acervo de conhecimento inovador acumulado. Por isso sabemos que podemos contribuir para que outros países também possam superar problemas como a fome, por exemplo, e gerar renda por meio da inclusão produtiva, como fazemos”, destacou Argileu.

 

A proposta é disponibilizar, em meio digital, conhecimentos voltados a agricultores familiares, em quatro idiomas: inglês, português, francês e espanhol. Manuel Silveira Botelho, secretário geral da Fundação Ondjyla, destacou a plataforma eletrônica e a importância do Brasil como referência.

 

“O objetivo da plataforma é partilhar conhecimento entre os países em que há escolas familiares rurais, com o intuito de suprir a carência de livros adaptados aos nossos públicos atendidos. Quando pensamos em modelo de desenvolvimento agrícola, pensamos no Brasil”, disse o secretário geral.

 

Argileu Martins acredita no compartilhamento do conhecimento. “Por meio da Asbraer, podemos identificar nas Emateres de todo o país, publicações que possam alimentar a plataforma”, falou.

 

Representação e inovação

 

Com o Consepa, foram articuladas ações conjuntas para garantir a continuidade do desenvolvimento rural brasileiro e para levar ao conhecimento da população a importância do trabalho realizado.

 

“A pesquisa é estratégica para o desenvolvimento do meio rural, assim como a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que leva esse conhecimento gerado até o campo, além de inovar também. Por isso é importante estreitarmos as parcerias”, explicou Argileu.

 

Fundação Ondjyla – com sede em Genebra, Suíça, o objeto principal da fundação é a promoção do intercâmbio científico, cultural e educativo entre Angola, Brasil, Portugal, Oriente e demais países, mediante a promoção de projetos de formação e de investigação em setores em vias de modernização e de desenvolvimento.

Consepa – é responsável pelo fortalecimento institucional das entidades estaduais de Pesquisa Agropecuária e articula o desenvolvimento dos sistemas estaduais de pesquisa para o setor.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br