Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/13 às 15h55 - Atualizado em 29/10/18 às 10h46

Premiação de torneios encerra exposição de São Sebastião

 

Terminou nesse domingo (18) a 19ª Exposição Agropecuária de São Sebastião. Realizado no Parque de Exposições da cidade, o encerramento contou com palestra sobre produção orgânica de alimentos e entrega de troféus e premiações aos participantes do torneio leiteiro e do concurso de receitas.

 

No concurso, foram premiadas duas categorias no torneio leiteiro e o gado destaque do julgamento de raças. Marcos Felipe de Oliveira, Israel Torres e Luiz Torres foram os vencedores da categoria ¾ de sangue do torneio leiteiro. Com total de 96 litros, 73,2 litros e 72,6 litros em seis ordenhas, as vacas Fita, Gemada e Negona arremataram respectivamente a primeira, segunda e terceira colocação da categoria.

 

Na categoria zebu meio sangue, os vencedores foram os produtores Gabriela de Oliveira, com a vaca Carreta (92,78 litros) em primeiro lugar, Israel Torres com a vaca Faculdade (92,5 litros) em segundo lugar e Luiz Torres, com a vaca Princesa (85 litros) em terceiro lugar. No concurso que avaliou o melhor animal da exposição, a vencedora foi a vaca Carolina, do produtor José Sabino.

 

Para Luiz Torres, produtor e presidente da Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (Copas), o torneio incentiva a produção leiteira e mostra aos produtores o prazer que é produzir.

 

Para incentivar o uso de alimentos cultivados na propriedade, foi realizado também o concurso de receitas. As vencedoras foram Eva Gonçalves, Vilma Maria Santos e Jaqueline Carvalho com as receitas de bom-bocado de mandioca, delícia de abacaxi e bolinho de mandioca com bacalhau.

 

O agricultor Paulo de Sousa Porto participou de diversas atividades e avaliou positivamente o evento. “São Sebastião está de parabéns. Estamos progredindo na agricultura e na pecuária. Essa exposição ajuda a mostrar para a cidade o que nós do campo produzimos”, contou.

 

No encerramento do evento, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Marcelo Piccin, parabenizou a equipe local da Emater pela organização e destacou a importância da Copas para a organização da produção e desenvolvimento econômico da região.

O secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, falou do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR) como alternativa de crédito aos produtores para a melhoria do rebanho e da qualidade do leite e propôs a realização de uma campanha local.

 

PALESTRA
Na última palestra da exposição, o engenheiro agrônomo da Emater-DF, Rafael Lima, fez uma reflexão sobre a produção orgânica, citou suas principais características, esclareceu sobre os tipos de certificação e citou os principais mercados consumidores.

 

O coordenador de Operações da Emater, Roberto Carneiro, destacou os programas de compras governamentais como o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura (PAPA), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “O preço para produtos orgânicos é diferenciado e o produtor tem o pagamento garantido”, disse Roberto.

 

RESULTADOS

 

Cruza leiteira ¾

1º marcos felipe de oliveira ataide – Fita – 96 litros
2º Israel Torres – vaca gemada – 73,2 litros
3º Luiz torres – negona – 72,6 litros

 

Zebu ½ sangue
1º Maria Gabriela de Oliveira – Carreta – 92,78 litros
2º Israel Torres – Faculdade – 92,5 litros
3º Luiz Torres – Princesa – 85 litros

 

Julgamento de conformação leiteira:

 

Zebu ½ sangue
1º José Sabino – Carolina
2º Luiz Torres – Princesa
3º Maria Gabriela – Carreta

 

Cruza leiteira ¾

1º Luiz torres – Negona
2º José Sabino – Berta
3º Marcos Felipe de Oliveira – Mariposa

 

Touro aptidão leiteira
1º Nilson Potiguar – Touro Jersey
2º Leomar Gomes – Samurai

 

Categoria Jersey
1º Nilson Potiguar – Codorna
2º Professor Ninã – Boneca
3º Moacir Dias – Nanda

 

Vaca Gir

1º Leomar Gomes – Santita
2º Leomar Gomes – Flavi

 

Vaca Nelore
1º Leomar Gomes – Líbia

 

Raça Blonde

1º Nilson Leonel – animal 026
2º Nilson Leonel – animal 005

 

Cruzamento Blonde
1º Nilson Leonel – 029
2º Nilson Leonel – 028

 

Grande campeã da exposição
Carolina – José Sabino

 

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br