Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/11/17 às 13h46 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Prazo de inscrição no CAR está perto do fim e pode trazer perda de direitos a quem não preencher

 

Conheça os mitos e verdades sobre a inscrição no Cadastro Ambiental Rural e tire suas dúvidas

 

O prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) encerra em 31 de dezembro deste ano. Estima-se que cerca de 42% das propriedades rurais do Distrito Federal ainda não realizaram o CAR. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), pelo convênio com o Fundo Nacional do Meio Ambiente (Funam), e em parceria com as secretarias de Agricultura (Seagri-DF) e do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema), já apoiou o preenchimento de 5 mil cadastros. No Distrito Federal, já são mais de 11 mil cadastros realizados.

 

Para propriedades rurais com até 20 hectares, o auxílio é feito de forma gratuita. Basta procurar o escritório da Emater-DF mais próximo do imóvel. Considerando as propriedades que se encaixam nessa condição, as regiões de Ceilândia, Brazlândia e Gama têm o maior número de respondentes (cadastros preenchidos), com 677, 631 e 607 respectivamente. Sobre áreas maiores, é cobrada uma taxa de R$ 450, que deve ser paga antecipadamente.

 

O CAR é um documento autodeclaratório e o não cadastramento pode levar a perda de direitos, como não ter acesso a linhas de crédito rural e impossibilidade de regularização fundiária. Para evitar esses problemas, o proprietário, posseiro, legítimo ocupante ou concessionário pode procurar a Emater-DF para realizar o preenchimento das informações ou preencher diretamente pelo site:www.car.gov.br.

 

Segundo o gerente de Meio Ambiente da Emater-DF, Marcos de Lara, os produtores que ainda não preencheram podem estar com dúvidas a respeito de algumas questões. “Todos os imóveis rurais do DF precisam estar cadastrados e nós estamos à disposição para esclarecer qualquer demanda que possa surgir”, diz o gerente.

Veja a seguir os esclarecimentos para alguns mitos levantados sobre o preenchimento do CAR.

 

CAR mitos

CAR feitos

Mapa georreferenciado mostra em verde as propriedades com CAR e em vazio identifica as não cadastradas

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br