Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/09/18 às 16h02 - Atualizado em 29/10/18 às 16h07

Prato salgado vence o concurso de receitas

 

“O Rei e a Rainha”: uma delciosa combinação de morango com batata foi o prato vencedor do 14º Concurso de Receitas com Morango, realizado pela Emater-DF. A divulgação do resultado ocorreu no dia 2 (domingo), durante a 23ª Festa do Morango, e premiou o grupo formado por Lindaura Carvalho da Silva, Elisa Dourado dos Santos e Rosa Oliveira, moradoras do núcleo rural Chapadinha, na região administrativa de Brazlândia.

 

Lindaura, de 80 anos, afirma que quis juntar o rei da festa — o morango — com a rainha. “Usamos a batata em vários pratos e acompanhamentos. Então pensei em combinar os dois numa receita diferente”, conta. “Gosto de misturar o sal com o doce, fazer coisas que ninguém nunca fez”, acrescenta. Sua companheira Eliza confirma: “A ideia é sempre dela. Nós formamos o grupo para ajudá-la a preparar as receitas”, diz.

 

As três participantes do grupo integram a Associação das Donas de Casa da Chapadinha, que promove reuniões onde as receitas do concurso são servidas. “Também aceitamos encomendas”, afirma Elisa.

 

A receita foi apresentada em rede nacional na quarta-feira (5), na TV Globo, com direito a premiação simbólica. Dona Lindaura fez questão de ressaltar o apoio que teve da Emater-DF na realização do concurso. “Sempre fomos auxiliados pela empresa, que incentiva as atividades rurais”, afirmou.

 

Realizado há 14 anos, o concurso foi uma iniciativa da Emater-DF para estimular o consumo do morango, o que aquece ainda mais a economia rural e gera renda às famílias do campo. Há oito edições, o certame é realizado em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), cujos professores e estudantes do curso de Gastronomia são os jurados. Os itens avaliados são: higiene no preparo, estética, apresentação, sabor, criatividade e originalidade.

 

Neste ano, sete grupos participaram do concurso. Os três primeiros lugares receberam uma premiação em dinheiro, oferecida pela Associação Rural e Cultura de Alexandre de Gusmão (Arcag).

 

1º Lugar: O Rei e a Rainha
Lindaura Carvalho da Silva
Elisa Dourado dos Santos
Rosa Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 Lugar: Cesta de Morango
Noilde de Jesus
Tereza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3º Lugar: Surpresa de Morango
Raimundo Nonato Moreira Trindade
Jéssica Gonçalves Ferreira
Jenifer Gonçalves Ferreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br