Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/03/16 às 13h55 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Por uma Ater mais forte

 

Fortalecer a extensão rural pública estatal e, consequentemente, a agricultura familiar: esse é o objetivo dos extensionistas reunidos na 1ª Conferência Nacional Temática dos Trabalhadores da Ater Pública. O encontro, que vai produzir 30 propostas que serão levadas à 2ª Conferência Nacional de Ater (CNATER), quer será realizada em junho.

 

Para o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Paulo Cabral, o trabalho do extensionista traz conscientização aos agricultores sobre quais são as políticas públicas mais adequadas para a agricultura familiar. “Para isso, precisamos revigorar a extensão rural pública e universalizar o serviço. Isso passa também pela valorização dos trabalhadores da extensão, que precisam ter bons salários, boa estrutura e boa formação”, observou.

 

Já o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marenilson Batista da Silva, lembrou que é preciso garantir o espaço da Ater pública no atual momento. “O fortalecimento da Ater pública garante a produção de alimentos de qualidade em todo o país”, arrematou.

 

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Ater (Asbraer), Argileu Martins, as conquistas dos trabalhadores da extensão foram bastante significativas da década de 1990 até hoje. “Nesse período, consolidamos um arcabouço legal que garante a prestação do serviço de forma mais eficiente ao agricultor”, falou Argileu, que também é presidente da Emater-DF.

 

A conferência, realizada em Brasília até esta sexta-feira (1), é organizada pela Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência e Setor Público Agrícola (Faser) e conta com a participação de aproximadamente 90 extensionistas de todo o país — incluindo oito empregados da Emater-DF.

 

Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br