Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/13 às 11h15 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Plano para um futuro melhor

 

O assentamento rural Filhos da Terra, no município de Água Fria, no entorno do Distrito Federal, possui 15 famílias. São trabalhadores rurais que esperam pela regularização da comunidade para que o governo goiano possa instalar a infraestrutura necessária para um salto na qualidade de vida local. Nesta terça-feira (2), um passo importante foi dado nessa direção: representantes da Emater-DF estiveram na Superintendência Regional 28 do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília, para entregar o Plano de Desenvolvimento de Assentamento (PDA).

 

Trata-se de um documento que contém as diretrizes de desenvolvimento da comunidade. O plano envolve os aspectos social, ambiental e econômico. “Fazemos uma análise do solo da região, quais possibilidades agrícolas podem ser exploradas, onde que podem ser instalados equipamentos públicos como escolas, hospitais e centros de lazer e cultura, além de indicarmos a divisão dos lotes”, explica o engenheiro agrônomo Sumar Magalhães, da gerência de Agroecologia e Meio Ambiente da Emater-DF.

 

A entrega do PDA foi feita ao superintendente Incra em Brasília, Marco Aurélio Bezerra da Rocha, que estava reunido com representantes do assentamento. O documento agora será analisado pelo instituto e em seguida, remetido à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás. Após a aprovação do PDA, a secretaria deve emitir a Licença de Instalação e Operação (LIO), o que vai permitir a implantação da infraestrutura no assentamento. “Com a licença, a comunidade poderá ter acesso a políticas públicas e modalidades de crédito. Todo esse trabalho garante a sustentabilidade do assentamento. Nosso esforço é para que o espaço seja explorado de forma equilibrada”, observa Sumar.

 

Além do Filhos da Terra, a Emater-DF atende a outros dez assentamentos no entorno do Distrito Federal — nos municípios goianos de Água Fria, Planaltina de Goiás e Padre Bernardo. O trabalho é fruto da chamada pública do Incra em 2011. Desde então, a empresa já elaborou cinco Planos de Recuperação de Assentamento (PRA), além de ter avançado em vários outros aspectos, cumprindo rigorosamente os prazos do Incra.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br