Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/10/14 às 17h11 - Atualizado em 29/10/18 às 11h23

Planejamento participativo é feito em assentamentos de Cristalina

 

A equipe da Gerência de Metodologia e Comunicação Rural da Emater-DF (GEMEC) esteve na cidade de Cristalina (GO) entre os dias 24 e 26 de setembro. O objetivo da ida à cidade foi o de realizar a restituição do Índice de Desenvolvimento Comunitário Rural (IDCR), aplicado em dois assentamentos e que apresenta à comunidade os resultados coletados. O trabalho da Gemec consistiu também em apoiar a Gerência Especial da Emater-DF em Cristalina em ações de métodos coletivos como também a formação com a equipe local.

 

No primeiro dia, além de uma reunião com parte da equipe local sobre metodologia participava, foi realizada uma visita ao PA Manacá para entregar o relatório ao presidente da Associação do PA, Romildo Thomas.

 

No dia seguinte, quinta-feira, 25, cerca de 100 pessoas, de um total de 97 famílias assentadas, participaram no PA Presidente Lula de oficina que teve como foco promover o autoconhecimento da comunidade, por meio de sua história e da visualização do espaço físico, identificar quais as instituições são necessárias e importantes para aquela comunidade, restituir os dados obtidos por meio do diagnóstico do IDCR e identificar e estabelecer prioridades das cadeias produtivas da comunidade.

 

Na ocasião o gerente regional leste, João Pires, responsável pelos assentamentos do DF e Entorno, além dos gerentes dos escritórios de Padre Bernardo, Álvaro Luíz de Castro Marinho, e de Formosa, Mateus Miranda de Castro, acompanharam a realização das oficinas. Os gerentes observaram o trabalho realizado, tendo por objetivo conhecer a metodologia utilizada nas ações de restituição do IDCR para aplicar nos assentamentos atendidos por aqueles escritórios. As oficinas tanto em Padre Bernardo quanto em Formosa, estão previstas para acontecer no mês de novembro.

 

Na sexta-feira, 26, a equipe se reuniu novamente no PA Manacá, com cerca de 20 assentados, de um total de 88, para prestar contas das atividades já realizadas pela Emater-DF no assentamento, restituir os dados obtidos por meio do diagnóstico do IDCR e identificar e estabelecer prioridades das cadeias produtivas de interesse da comunidade.

 

Em todas as ações os assentados demonstraram bastante expectativa e motivação quanto ao trabalho da Emater-DF na região. Para a gerente da Gemec, Rubia Andrade, este momento foi especial com a equipe do escritório de Cristalina, pois permitiu que houvesse maior conhecimento sobre o trabalho da metodologia, maior apropriação e aproximação com a realidade local dos assentados.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br