Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/08/15 às 10h58 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Planaltina completa 156 anos com a maior área rural do DF

 

Com a maior área rural do Distrito Federal, a região de Planaltina completa 156 anos. São diversos núcleos rurais como Taquara, Piripipau, Tabatinga, São José, Rio Preto, Monjolo, Rajadinha, Fazenda Larga e Santos Dumont. Todos atendidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), que possui cinco escritórios na região administrativa o Centro de Treinamento, localizado no Instituto Federal de Brasília (IFB).

 

A produção local é diversificada. Possui grãos, hortaliças, frutas, mel, plantas ornamentais, criação de animais e diversas agroindústrias. A área plantada de grandes culturas passa dos 70.000 hectares e são mais de 2.000 hectares de hortaliças.

 

Produtora de água

 

Planaltina é uma região também estratégica para o abastecimento de água da população, já que possui as bacias hidrográficas como a do Alto Rio Maranhão, do Pipiripau e do Alto Rio São Bartolomeu.

 

A bacia do Pipiripau, por exemplo, é responsável pelo abastecimento de cerca de 180 mil habitantes de Planaltina e Sobradinho. Para melhorar a quantidade e qualidade da água da região, os produtores rurais estão engajados também na produção de água. São mais de 500 inscritos para participação no Programa Produtor de Água no Pipiripau, que inclui adoção de práticas de conservação do solo, de nascentes da vegetação nativa, conservação de estradas vicinais, e da restauração ou conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP). Essas ações buscam, sobretudo, favorecer a infiltração de água e a consequente recarga do lençol freático.

 

O programa, da Agência Nacional de Águas, é executado pela Emater-DF e mais 16 parceiros, entre instituições públicas (federais e distritais) e organizações não governamentais.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br