Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/08/15 às 11h22 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Peixe fresco na mesa do consumidor

 

A criação e comercialização de peixes é uma alternativa de aumento de renda para o agricultor familiar — especialmente os assentados da reforma agrária. Pensando nisso, a equipe da Emater-DF no escritório Projetos Estratégicos Noroeste, que atende a assentamentos nos municípios goianos de Planaltina de Goiás e Água Fria, organizou um curso de Boas Práticas de Fabricação na Filetagem de Tilápia. A oficina foi ministrada no último dia 20 (quinta-feira) para mais de 20 agricultores das comunidades Sonho Realizado, Santo Antônio das Brancas e Terra Conquistada.

 

Segundo o técnico em agroindústria Fábio Roberto Costa, o curso atendeu à demanda dos produtores de tilápia da região. “Com essa qualificação, os assentados poderão ampliar a opção de venda dos peixes”, explicou. Na oficina, os participantes puderam conhecer melhor os processos corretos de manuseio, manipulação e conservação do pescado.

 

Cortes específicos, limpeza da carcaça, retirada de filés e do couro e aproveitamento das sobras foram outros aspectos abordados por Fábio Roberto e também pela extensionista Yokowama Cabral. “Agora, os produtores poderão valorizar ainda mais o seu pescado, podendo oferecer aos consumidores da região um alimento realmente fresco e saudável”, concluiu Fábio Roberto.

 

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br