Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/12/15 às 17h06 - Atualizado em 29/10/18 às 11h36

Parceria facilita comercialização de tilápia para o PAA

 

Uma parceria entre a Emater-DF e a Associação dos Aquicultores e Pescadores Artesanais do Distrito Federal e Entorno (Hajapeixe) está permitindo que produtores forneçam tilápia para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Nesta terça-feira (15), o produtor Gabriel Ferreira Estigarraga e sua mãe Adriana Carneiro Ferreira fizeram a entrega de 130kg do pescado na Unidade de Recepção e Distribuição de Alimentos (Urda) de Planaltina. A associação dispõe de abatedouro de peixes, o que facilitará o fornecimento desse produto nos programas de compras públicas.

 

Esta é a primeira compra na modalidade individual. “A gente quer continuar comercializando para o PAA, mas esperamos que o governo melhore o preço de compra, já que o fílé representa apenas 30% do peso total do peixe”, observou o produtor.

 

A produção é feita em quatro tanques. Anualmente, 60 ton de peixes são comercializados inteiros e também filetados, na Feira da Praça, em Planaltina. Eles também fabricam bolinhos, quibes de peixe e isca de filé empanada. A chácara com os tanques é arrendada. Com projeto elaborado pela Emater-DF, adquiriram pelo Pronaf gerador e aeradores, que facilitaram o trabalho.

 

De acordo com a médica veterinária Camila Braz, da Gerência de Desenvolvimento Econômico da Emater-DF, a maioria dos produtores não tem como fazer o abate e a filetagem da tilápia. “Como a Hajapeixe possui um abatedouro, a parceria é importante para incluir mais empreendedores rurais no programa”, destaca.

 

Por meio de programas como o PAA, o governo compra alimentos de agricultores familiares para repassá-los a entidades que trabalham com pessoas em situação de risco, como creches, asilos e casas de recuperação de dependentes. As tilápias entregues na Urda de Planaltina nesta terça-feira serão fornecidas para instituições da própria cidade.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br