Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/16 às 10h45 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Panificação pode render lucros para agricultores familiares

 

A confecção de bolos e biscoitos é uma atividade que pode render um bom lucro para agricultores familiares. Pensando nisso, um grupo de mulheres do Assentamento 1º de Julho, na região administrativa de São Sebastião, participou, na quarta e quinta-feira passadas (dias 15 e 16), de um curso de panificação, oferecido pela equipe do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural (Centrer) da Emater-DF.

 

De acordo com a extensionista Fernanda Lima, do escritório da Emater-DF em São Sebastião, o assentamento existe há pouco tempo. “Estamos fazendo um levantamento de quais são os interesses e vocações dos assentados. Já identificamos algumas demandas e uma delas é o trabalho com panificação”, esclarece Fernanda.

 

Durante o curso — ministrado pelas extensionistas Danielle Amaral e Claudia Freitas, do Centrer — as assentadas aprofundaram conhecimentos sobre a confecção de biscoitos, bolos e pães com a utilização de produtos da região, como abóbora e goiaba. “Vamos disponibilizar um espaço de comercialização para elas durante a Exposição Agropecuária de São Sebastião (entre os dias 4 e 7 de agosto), para mostrar que elas são capazes de produzir e que é possível ganhar dinheiro com essa atividade. Depois, buscaremos outros canais de venda”, acrescenta Fernanda.

 

O assentamento 1º de Julho possui aproximadamente 60 famílias. Algumas já produzem hortaliças e frutas. A Emater-DF está desenvolvendo o Índice de Resultados Primários para Assentamentos (IRPA) — uma metodologia de diagnóstico e proposta de atividades para os agricultores. Em breve, a comunidade deverá ser beneficiada também com casas do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br