Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/05/16 às 9h06 - Atualizado em 29/10/18 às 11h37

Pães artesanais podem gerar renda para mulheres rurais

 

Mulheres do núcleo rural Betinho (Brazlândia) receberam, nessa sexta-feira (20), o terceiro curso de capacitação para a fabricação de pães artesanais. Nesta edição, aprenderam a fazer pães e roscas recheadas, feitos com massa folhada.

 

Realizada no escritório da Emater-DF em Brazlândia, a aula foi ministrada pelo produtor rural Adalton Dias de Oliveira, que foi padeiro antes de se tornar agricultor em 2013. “Hoje sou produtor graças ao acompanhamento da Emater. Não custa ser solícito, retribuir e compartilhar meu conhecimento com outras pessoas”, disse.

 

Segundo a extensionista da Emater-DF, Luciana Xavier, que acompanha o grupo de mulheres, há sempre um estímulo para que usem como ingredientes o que é produzido na propriedade rural. “A ideia é que tenham criatividade para fazer massas e recheios com ingredientes disponíveis na propriedade, gerando renda e agregando valor à produção”, explica.

 

A produtora Amélia Almeida Ramos espera colocar em prática o que aprendeu com a criação da agroindústria na comunidade. “Queremos vender para a alimentação escolar, na feira da agricultura familiar, na Ceasa, e outros lugares”, diz.

 

O grupo já possui um projeto aprovado para aquisição de maquinário por meio do Fundo de Desenvolvimento Rural (FDR Social) e receberam algumas doações de materiais para construção da agroindústria.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br