Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/11/19 às 11h25 - Atualizado em 11/11/19 às 15h47

Pacto por Ater pública inicia Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural

Lançamento da Frente Parlamentar da Assistência Técnica e Extensão Rural

 

 

Para discutir e buscar soluções para garantir serviços essenciais ao pequenos agricultores, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados instalou, nesta quinta-feira (7), a Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural. Durante a solenidade, o presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, assinou o Pacto para o Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Pública Brasileira. 

 

Ministra da Agricultura destaca importância da assistência técnica em congresso de gestores

Semana do Produtor do Gama é aberta com entrega de documento de regularização de terras

 

O pacto, com solicitações de criação de leis que fortaleçam as entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural, no intuito de ampliar o atendimento ao pequeno produtor e ao agricultor familiar, é fruto de uma construção conjunta entre Asbraer e o deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG). Também foram apresentadas propostas que a frente pretende discutir, como meios de captação de recursos para garantir a continuidade da assistência aos produtores.

 

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou do ato e da assinatura do Pacto pela Ater    –   Foto: Asbraer

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, e o diretor-executivo da empresa, Antonio Dantas, bem como diversos extensionistas, compareceram ao evento. Deputados, senadores, extensionistas, representantes das emateres de vários cantos do país, bem como autoridades do setor, também participaram da solenidade. Temas como os recursos orçamentários previstos aos serviços de Ater no orçamento da União, os desafios e as soluções para os problemas da assistência em todo o país nortearão os trabalhos na Casa. 

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ressaltou que a agricultura brasileira precisa que a capacitação e a assistência técnica cheguem aos pequenos produtores rurais em todo o país. “Onde a assistência técnica chega é um salto na renda do produtor, traz prosperidade. […] Essa frente pode ajudar muito a encontrarmos os rumos”, disse.

 

O deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), presidente da frente, destacou a importância da assistência técnica como serviço essencial e falou sobre a dura realidade orçamentária destinada à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). 

 

Representantes de diversos cantos do país estiveram presentes no evento realizado na Câmara dos Deputados

 

O presidente da Asbraer abordou as diferenças entre assistência técnica e extensão rural, a importância de ambas para os produtores e a atuação da Asbraer. “Nós fazemos extensão rural e estamos completando 70 anos. Hoje, o grande problema da assistência técnica no Brasil é que esfacelaram a assistência pública, esfacelaram a Emater pública”, apontou. 

 

Ele também ressaltou que as entidades sempre realizam parcerias, visando levar conhecimento e serviços aos produtores, com entidades como Sebrae, Senar, Embrapa e Anater. O presidente da Embrapa, Celso Moretti, afirmou que a entidade apoia a iniciativa da frente e as mais diversas parcerias realizadas com a Emater-DF. “Nós temos dois escritórios da Emater-DF dentro da Embrapa aqui no Distrito Federal. Isso reforça essa parceria.”

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br