Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/09/19 às 10h38 - Atualizado em 2/09/19 às 10h50

Em oficina da Emater, nutricionista ensina receita a público na Festa do Morango

Público acompanha oficina gastronômica da Emater-DF que ensinou receita de crumble de morango

 

A nutricionista Danielle Amaral, do Centro de Capacitação Tecnológica e Desenvolvimento Rural da Emater, ministrou uma oficina na Feira do Morango neste domingo (1º) como parte da programação do evento. Cerca de 30 pessoas aprenderam a como preparar uma receita de crumble de morango (veja como preparar o prato ao final desta reportagem).

 

Filé de frango com calda de morango vence concurso de receita da Festa do Morango
Com previsão de público de 90 mil pessoas, Festa do Morango tem início em Brazlândia
Safra do morango em Brazlândia deve movimentar R$ 35 milhões em 2019
Experiência rural, Colha & Pague leva visitantes para colheita e degustação no campo

 

A oficina faz parte da programação oficial da Festa do Morango, que vai até o próximo domingo (8). Mais duas estão previstas – uma no sábado (7), às 16h, e outra no domingo (8), no mesmo horário. As oficinas gastronômicas são gratuitas.

 

Neste domingo, também como parte da programação oficial, foi conhecido o prato vencedor do concurso de receitas – um filé de frango com calda de morango. Nove grupos inscreveram receitas, doces e salgadas, no concurso, que é realizado pela Emater-DF em parceria com a Universidade Católica de Brasília.

 

A Festa do Morango é um dos eventos agrícolas mais tradicionais do Distrito Federal, e acontece no período da safra, com a finalidade de incentivar o consumo e a comercialização do fruto. O evento é realizado pela Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag), com o apoio da Emater-DF, da Administração Regional de Brazlândia, da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Ceasa.

 

Embalagem de morangos recém-colhidos em propriedade atendida pela Emater-DF em Brazlândia

 

Nos 24 anos de história, o número de produtores de morando em Brazlândia aumentou quase 240% – hoje são quade 200 –, incentivado pela assistência prestada pelos extensionistas da Emater e pelo apoio do Sistema Agricultura, que engloba a Secretaria de Agricultura e a Ceasa, e pela Arcag.

 

Neste ano, a previsão é de que a safra atinja 6 mil toneladas em uma área plantada de 180 hectares. A comercialização do fruto deve gerar uma receita bruta de R$ 35 milhões. A produção e colheita do morango empregam cerca de 2 mil pessoas.

 

O crumble de morango depois do preparo da receita

 

Receita de crumble de morango

 

Ingredientes:

>> 2 cumbucas de morango.

>> 300 ml de suco de laranja.

>> 4 colheres de sopa de adoçante xilytol (ou algo de sua preferência).

>> 1 canela em pau.

>> 3 colheres de sopa de farinha de amendoim ou amendoim triturado.

>>3 colheres de sopa de linhaça dourada batida.

>> colheres de sopa de semente de girassol.

>> 2 colheres de chá de manteiga.

>> 2 colheres de sopa de castanha do Brasil picadinha ou a oleaginosa de sua preferência.

 

Modo de fazer:

>> Em uma panela, junte os morangos picadinhos, o adoçante, suco de laranja e a canela em pau.

>> Deixe ferver em fogo baixo até que os morangos soltem bastante líquido e virem uma calda, mas ainda deixe com pedaços. Desligue o fogo, reserve e deixe esfriar.

>> À parte, faça uma farofa com os demais ingredientes (farinhas, manteiga, castanhas…) e acomode essa farofa em um refratário para ir ao forno.

>> Pré-aqueça o forno a 200º , leve para assar por 10 minutos ou até que a farofinha doure.

>> Retire imediatamente do refratário e deixe esfriando em um prato.

>> Monte o crumble colocando em copinhos ou em tacinhas, em camadas ou mesmo somente a calda de morango e por cima o crumble.

>> Sirva em seguida ou deixe na geladeira.

 

Validade: 2 a 3 dias, perfeitamente.

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que integra o Sistema Agricultura do Distrito Federal junto com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Ceasa. A Emater atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 120 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br