Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/09/16 às 15h59 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Novos extensionistas iniciam processo de capacitação

 

Novos concursados do Instituto Emater, em Curitiba, discutem diversos assuntos como a conjuntura e os desafios da agricultura e administração pública focada em resultados

 

Um grupo de 130 novos extensionistas, selecionados por concurso público, foi recebido nesta quarta-feira (28) na sede do Instituto Emater, em Curitiba. Eles participam do Seminário Estadual de Acolhimento e Integração dos Novos Extensionistas, parte do processo de capacitação dos profissionais. Na quarta (28) e quinta-feira (29) eles discutem diversos assuntos como a conjuntura e os desafios da agricultura, administração pública focada em resultados, o papel do agente de extensão, o novo padrão agrário e agrícola do país, a competitividade e sanidade na agropecuária, instrumentos e estratégias da Extensão Rural.

 

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou a importância dos novos profissionais para o público atendido pela Extensão Rural. Segundo ele, o conhecimento é responsável por quase três quartos dos resultados da agropecuária paranaense. “Por isso busquem informação e capacitação para ajudar ainda mais o desenvolvimento do meio rural”, observou o secretário. Ortigara acrescentou que os extensionistas vão participar de um contexto mais amplo na comunidade que é o de ajudar a superar dificuldades sociais e econômicas. “O desafio é auxiliar o produtor a cuidar de seu principal patrimônio, que é o solo, com técnicas de contenção da erosão e de manejo adequado de solos e água. Vamos usar as ferramentas disponíveis nas ciências agronômica e veterinária para apoiar os agricultores”, destacou.

 

Rubens Niederheitmann, diretor-presidente do Instituto, afirmou que a renovação do quadro de pessoal da empresa é parte da estratégia de construção da Emater do Futuro, representa um compromisso cumprido do Governo do Paraná e o fortalecimento do serviço prestado pelo Instituto. “Ainda há bolsões de pobreza no Paraná, apesar da agricultura pujante, o que nos leva à responsabilidade de prospectar oportunidades que temos para apoiar quem quiser permanecer no meio rural”, destacou.

 

Argileu Martins, presidente da Asbraer (Associação Brasileira das Empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural), também esteve presente à abertura do seminário e falou sobre ao papel do agente de extensão rural percebido pela sociedade. Segundo ele, a contratação dos extensionistas chegou num momento importante. “A chegada desses novos profissionais permite a oxigenação da empresa que passa a oferecer um serviço de melhor qualidade a mais produtores. O Instituto Emater vai continuar a desempenhar suas funções e continuar a ser referência em todo o país”, concluiu.

 

Ágide Meneguetti, presidente da Federação da Agricultura do Paraná, disse que apóia a capacitação de técnicos para o meio rural, que é uma forma de levar conhecimento ao agricultor. “Somos parceiros e precisamos trabalhar juntos para gerar conhecimento e aplicar novas tecnologias para reconstruir a história. É preciso caminhar para que a atividade rural proporcione renda a todo o tipo de agricultor – pequeno, médio ou grande”, ressaltou Meneguetti.

 

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br