Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/02/20 às 14h56 - Atualizado em 10/02/20 às 16h30

Novos conselheiros da área rural iniciam curso de capacitação e empreendedorismo

Presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, parabeniza novos conselheiros na abertura do curso

 

Começou nesta segunda-feira (10), o curso de introdução ao Programa de Capacitação do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal para os novos conselheiros. O evento está sendo realizado pela Secretaria de Agricultura do DF em parceria com o Sebrae. 

 

Os nove novos presidentes dos conselhos regionais e outros nove secretários-executivos que formam o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal tomaram posse no último mês. Os membros têm a missão de formular políticas públicas referentes ao reordenamento do desenvolvimento agrário, à agricultura familiar, bem como às políticas relacionadas ao desenvolvimento rural sustentável.

 

Novos representantes dos Conselhos de Desenvolvimento Rural tomam posse

 

Curso de capacitação dos conselheiros rurais

 

“Ninguém melhor do que os senhores para apontar as necessidades que devem ser atendidas pelo poder público para reduzir carências, garantir o desenvolvimento de nossa agricultura e melhorar a qualidade de vida de nossas famílias rurais”, destacou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

Durante a abertura, o secretário de Agricultura, Luciano Mendes, ressaltou que a Secretaria está à disposição dos novos conselheiros e apontou para a necessidade de maior debate sobre problemas e soluções para a área rural. “A gente tem que refletir muito sobre qual que é o papel dos nossos conselhos. […] Acho que a gente amadureceu, mas talvez seja a hora de rever nossas ações e repensar nossas posturas”, disse.

 

O secretário de Agricultura, Luciano Mendes, parabenizou os novos conselheiros

 

O posicionamento do Conselho na estrutura do GDF, competências, orçamento, formulação de políticas públicas, competências para um líder participativo, manejo de grupo, gestão de conflito, entre outros temas, serão abordados durante o curso. Ao todo, serão cinco encontros, os próximos serão realizados nos dias 17 de fevereiro e 2,9 e 16 de março.

 

Gerente da assessoria de Gestão Estratégica e Políticas Públicas do Sebrae, Jorge Adriano frisou que a empresa fechou acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF) para desenvolvimento das lideranças no empreendedorismo. “Nosso objetivo aqui é contribuir com a formação, com a capacitação de todos”, disse.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br