Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/03/21 às 11h18 - Atualizado em 14/04/21 às 13h55

Normas simplificam registro de produtos de agroindústrias no DF

 

Produtos de agroindústria do DF apoiada pela Emater-DF

 

 

O GDF publicou decreto que determina um tratamento simplificado e diferenciado para pequenas agroindústrias no Distrito Federal, com o objetivo de criar condições mais adequadas para que esses estabelecimentos possam obter o registro sanitário e comercializar com mais competitividade.

 

O Decreto 41.891/2021 (acesse aqui a íntegra do texto) determina escalas máximas de produção para caracterizar as agroindústrias que poderão se encaixar na nova norma. As regras abrangem estabelecimentos que produzem e beneficiam alimentos de origem animal, além daqueles que fabricam vinhos, sucos e polpas.

 

A coordenadora do Programa de Agroindústrias da Emater-DF, Sônia Cascelli, explica que a empresa atua na assistência e orientação aos pequenos estabelecimentos. “Auxiliamos no desenvolvimento dos projetos de construção das agroindústrias, na rotulagem nutricional, na implantação das boas práticas de fabricação e na assistência técnica”, observa. Sônia acrescenta que o trabalho continuará sendo dado por meio de orientações técnicas, cursos e qualificações, com instruções para a nova norma do GDF.

 

Trabalhadores em agroindústria apoiada pela Emater-DF

 

Sônia informou ainda que na próxima semana haverá uma reunião entre representantes da Emater-DF e da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), da Secretaria da Agricultura. “Vamos alinhar as informações, as normas para repassar aos produtores para começar a atuar de acordo com o novo decreto”, afirmou.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, apoia a medida adotada pelo GDF. “A criação de agroindústrias é um caminho para geração de renda, ocupação e prosperidade no campo. Além de gerar recursos para diversas famílias, estreita os laços de solidariedade e cooperação nas comunidades rurais. A Emater, por meio de seu corpo de extensionistas, incentiva essa medida integralmente”, disse.

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br