Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/17 às 14h42 - Atualizado em 29/10/18 às 11h43

Nova gestão da Emater-DF se coloca à disposição do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável

 

Roberto Carneiro parabeniza os conselheiros eleitos e reitera o compromisso de apoio da Emater-DF com os representantes da área rural do Distrito Federal e Entorno

 

Na última reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de 2017 Roberto Carneiro fez sua primeira participação como presidente da Emater-DF no colegiado. Na ocasião, falou sobre a assinatura do instrumento especifico de parceria entre a Anater e a Emater-DF, que busca fortalecer a extensão rural na região e reafirmou o compromisso da Emater-DF com a área rural.

 

A reunião dessa segunda-feira (18) também marcou a apresentação dos conselheiros eleitos para o biênio 2018/2019. Os novos conselheiros tomarão posse na primeira reunião do ano de 2018. “Continuamos à disposição para o diálogo, para receber as demandas e para ofertar o trabalho que está sendo planejado para todo o DF”, destacou Roberto Carneiro.

 

Após receber as demandas de cada conselho regional, o secretário da Agricultura, Argileu Martins, se comprometeu a dar maior celeridade às reuniões se adiantando às demandas de cada representante. “Quero uma agenda com cada presidente de conselho para sistematizar as demandas e começar o próximo ano respondendo às questões de cada um de vocês”, disse o secretário. Para ele a sociedade civil precisa ter clareza do que o Estado pode ou não responder para dar o andamento necessário.

 

Durante a reunião, a presidente do conselho regional de Brazlândia, Maria do Socorro Miranda, agradeceu a atuação das entidades do Sistema Público da Agricultura e destacou a importância dos agricultores participarem no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Quem participa se torna produtivo e tem garantia da venda da sua mercadoria, por isso é importante que as associações participem”, disse a representante de Brazlândia.

 

O presidente da Ceasa-DF, José Deval da Silva, informou ao colegiado sobre as ações da entidade para ampliar a quantidade de produtores rurais participando da comercialização, como apoio ao galpão do produtor e a entrega na pedra no meio de semana. “Terças, quartas e quintas o espaço da pedra da Ceasa-DF está disponível para os produtores que possuem declaração da Emater-DF sem cobrança de taxa de ocupação, por enquanto”, explicou Deval.

 

A presidente do conselho de Ceilândia Edileuza Bezerra incentivou a participação das mulheres e deixou uma palavra de incentivo aos novos presidentes dos conselhos que tomarão posse em 2018. “Não desista de lutar pelos nossos direitos, quando a razão está do nosso lado, vale sempre a pena, o cruzar dos braços pode ser mais fácil, mas não é certeza da melhor atitude”, disse Edileuza.

 

conselho dez17pres

conselho dez17socorro

 

Diândria Daia

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br