Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/02/20 às 16h58 - Atualizado em 6/02/20 às 8h25

No Paraná, presidente da Emater-DF destaca união das empresas de Ater na superação dos desafios

Os presidentes da Asbraer, Nivaldo Magalhães, e da Emater-PR, Natalino Avance, fizeram a abertura

 

Para discutir resultados, desafios e inovações, as Emateres de todos os estados estão reunidas na 57ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), que está sendo realizada em Foz do Iguaçu (PR). O encontro, que teve início nesta quarta-feira (5), vai até a manhã de sexta-feira (7).


O presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, e o presidente da Emater-PR, Natalino Avance, fizeram a abertura do evento.

 

Presente no encontro, a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, destacou a importância dos serviços de assistência técnica e extensão rural para a sociedade, garantindo alimentos seguros e produzidos de forma sustentável. Ela também ressaltou a união das empresas públicas de assistência técnica e extensão rural como vital para superação dos desafios atuais e futuros.

 

Denise fez uma apresentação das ações realizadas pela empresa em 2019 e falou sobre a marca de 150 mil atendimentos no último ano, um crescimento de 35% em relação a 2018 e, entre diversas ações desenvolvidas, mencionou ainda resultados do programa Filhos deste Solo, que visa estimular a sucessão rural. Por meio do programa, os jovens desenvolveram seus planos de negócios com objetivo de garantir sua permanência no campo, com qualidade de vida e conforto.

 

Um dos objetivos do encontro na assembleia é discutir soluções para problemas comuns e compartilhar experiências de sucesso. A assembleia está sendo realizada em conjunto com o Conselho Nacional das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa). 

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, esteve no evento e apresentou as ações desenvolvidas em 2019

 

Pautas do evento

Durante o evento, a Asbraer discutirá a prestação de contas do ano-base 2019, além de apreciação da Missão Técnica ao Uruguai. Também vai haver a apresentação do plano de Comunicação da Asbraer, do projeto Pró-Agro da Emater/PR, proposta de implantação nacional dos projetos Horizontes em Extensão e Pode Mulheres do Incaper.

 

Além disso, as associadas terão oportunidade de discutir com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) perspectivas para 2020. Já o Consepa irá apresentar o Planejamento Estratégico de Programas Estaduais de Pesquisa, palestra sobre Registro Nacional de Cultivares e Painel sobre Integração Pesquisa e Extensão.

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br