Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/07/20 às 16h31 - Atualizado em 2/07/20 às 18h30

Neste sábado, feira orgânica de Planaltina vai contar com expositores de plantas ornamentais

A feira orgânica de Planaltina reúne produtos de produtores certificados da região

 

A Feira Orgânica de Planaltina realizada aos sábados, ao lado da Administração Regional da cidade, agora vai contar com um espaço para comercialização de plantas ornamentais todo primeiro sábado do mês. A estreia será neste sábado (4), no mesmo horário em que a feira fica à disposição do consumidor, das 6h às 12h.  

 

Agora, além de tomate, cenoura, beterraba, couve, alface, cheiro-verde, brócolis e muitas outras hortaliças orgânicas, o grupo “Plantas e Flores”, que já vendia mercadorias em outras feiras da cidade, vai aderir ao espaço e expor plantas, em especial suculentas. O ponto de comercialização existe desde 2011, mas estava parado devido ao início da pandemia.

 

Com auxílio da Emater-DF, as atividades de comercialização no local foram retomadas no último sábado (27).  As hortaliças expostas são de um grupo de produtores certificados em orgânicos e acompanhados pelos técnicos da empresa na região.  “Estamos esperando aumentar o público e a demanda para gente trazer mais coisas”, ressalta o produtor Toni César, 42 anos, morador do núcleo rural Jardim Morumbi, em Planaltina.

 

Toni e o filho Paulo César, 22 anos, são os responsáveis pela comercialização dos hortifrútis no local. Segundo ele, a volta do funcionamento do espaço ainda foi tímida. No entanto, já teve cliente buscando outros produtos que eles não tinham. Diante da procura, Toni afirma que a ideia é buscar mais produtores de orgânicos da região que queiram aderir à feira. 

 

O filho de Toni e a esposa cuidam da comercialização no espaço

 

De acordo com o gerente do escritório da Emater-DF em Planaltina, Leandro Moraes de Souza, a união da feira orgânica com expositores de plantas ornamentais foi uma iniciativa da extensionista Gesinilde Radel Santos, com objetivo de encorpar o espaço, levar variedades e atrair mais consumidores.

 

Atendendo aos cuidados com a pandemia, no local, os produtores estão fornecendo condições de higienização, como álcool em gel. Os frequentadores devem respeitar as regras de distanciamento em relação a outras pessoas e usar máscara. Segundo a engenheira-agrônoma da Emater-DF Gesinilde, os produtores também estão sendo orientados sobre os cuidados em relação à prevenção ao novo coronavírus.

 

“Temos orientado sobre todos os procedimentos que devem ser adotados nas propriedades, como a lavagem de caixas, higienização de equipamentos, até no momento da comercialização”, conta Gesinilde.

 

Consumidores devem higienizar as mãos ao chegar no espaço, que é em área aberta

 

Certificação e capacitação da Emater-DF

As hortaliças e frutas comercializadas são de propriedades que possuem garantia orgânica por Organização de Controle Social (OCS) e Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac). Além disso, dois produtores participantes são certificados em Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que são procedimentos que objetivam a produção de alimentos com melhor qualidade sanitária, seguros e que protegem a saúde dos consumidores e de quem os produz, incentivando a prática de uma agricultura segura e sustentável.

 

A Emater-DF capacita e orienta os produtores sobre os critérios que envolvem desde a organização da propriedade, aspectos ambientais, práticas conservacionistas até a colheita e classificação para venda. Com isso, a empresa reafirma o compromisso de trabalhar para garantir que o alimento chegue à mesa do consumidor brasiliense com qualidade, além de proporcionar melhoria de renda e qualidade de vida ao produtor rural com respeito ao meio ambiente. 

 

Serviço

Feira Orgânica de Planaltina

Local: Ao lado da Administração Regional

Funcionamento: Aos sábados, das 6h às 12h

 

 

A Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br