Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/13 às 14h04 - Atualizado em 29/10/18 às 10h45

Mulheres rurais recebem premiação do concurso que elegeu melhores hortas

 

No mês de fevereiro a Emater no Gama iniciou um trabalho de incentivo à implantação de hortas domésticas no assentamento Monjolo. Dez mulheres aceitaram o desafio e participaram do concurso para eleger a melhor horta. Na sexta-feira (24), o resultado foi divulgado com um coquetel preparado com hortaliças tradicionais: chá de flor de vinagreira, suco de couve com maracujá, bolo de beterraba, patê de salsa com abacate e diversas outras delícias.

 

Todas as participantes receberam um kit com chapéu e protetor solar para se protegerem no cuidado com a horta. As quatro primeiras colocadas receberam também uma bandeja para produção de mudas, sementes e substrato.

 

A próxima fase será a realização de oficinas para o aproveitamento integral dos alimentos. O trabalho multidisciplinar do escritório envolve a agrônoma Adriana Souza, a economista doméstica, Carmem Pinagé, uma das mobilizadoras da ação, e da nutricionista Bruna Carvalho, que elaborou um livreto de receitas fáceis e uma série de cartilhas educativas sobre alimentação saudável, higiene e aproveitamento integral dos alimentos.

“Esse momento é muito importante profissionalmente. É um dos mais marcantes na minha história da Emater, pois essas mulheres são todas vencedoras e servem de incentivo para nós”, disse Carmem.

 

Cirene Gomes, moradora do assentamento, têm conseguido comercializar na cidade o que não é consumido pela família e acredita que o benefício é muito maior que o financeiro. “A horta é como uma terapia e lazer para mim”, falou.

 

Para a implantação das hortas, os insumos foram fornecidos por doação. A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural contribuiu com kits de ferramentas e sementes, um produtor local fez a doação de mudas e uma loja agropecuária do Gama forneceu outros insumos.

 

A promoção da segurança alimentar e nutricional faz parte da missão institucional da Emater-DF e caminha juntamente às ações de eliminação da extrema pobreza no meio rural.

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br