Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/03/14 às 10h26 - Atualizado em 29/10/18 às 11h18

Mulheres rurais dão exemplo de empreendedorismo

 

Em continuidade às ações que marcam o Dia Internacional da Mulher, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) promoveram, nesta sexta-feira (14), para funcionárias e funcionários das instituições, uma visita de campo à Cooperativa dos Produtores de Flores e Plantas Ornamentais do Distrito Federal (Multiflor), em Planaltina (DF). Tendo 80% da equipe da cooperativa formada por mulheres, a entidade é prova de que elas podem ocupar o seu espaço e serem empreendedoras no campo.

 

A grande incentivadora do projeto é a extensionista Regina Lima, que também é uma das cooperadas. Para ela, o principal resultado do trabalho é o impacto na qualidade de vida das famílias, em especial das mulheres. “No início, tínhamos mulheres que sempre dependeram dos maridos e não tinham perspectivas, além da vida que levavam. Com a Multiflor, elas conquistaram não apenas dinheiro, mas independência. O que resultou em autoestima e mudança de vida”, explicou.

 

Graças às informações que tiveram a partir da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) — por meio do escritório local da Emater-DF no núcleo rural Rio Preto (região administrativa de Planaltina) —, as famílias buscaram a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), para poderem acessar as políticas do governo federal para a agricultura familiar. E, mostrando o empoderamento que tiveram neste processo, a maioria das propriedades integrantes da cooperativa tem a mulher como DAP principal. Duas delas, inclusive, já acessaram a linha voltada para produtoras rurais do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf Mulher).

 

Potencial e realizações — Quem viu o começo do projeto, quando a única infraestrutura que muitos dos cooperados tinham era um sombreado, construído com estacas de madeira e palha para evitar a incidência direta do sol, se espanta com as conquistas realizadas neste período. Hoje o grupo tem um galpão, participa e promove feiras de floricultura, tem espaços de comercialização em shoppings do Distrito Federal, participa de programas de vendas institucionais para o governo e está conquistando o seu espaço no mercado local. Além disso, estão finalizando os processos de aquisição de uma van e um caminhão baú para transporte das plantas.

 

Com potencial grande de mercado – o DF é o primeiro consumidor per capita de flores e plantas ornamentais, mas importava de outros estados a maioria da produção comercializada – a expectativa é continuar crescendo ainda mais. Incentivando, assim a permanência destas famílias na área rural, tornando esta um lugar atrativo e com oportunidades para toda a família.

 

Fonte: Juliana Reis — Ministério do Desenvolvimento Agrário

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br