Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/08/15 às 10h47 - Atualizado em 29/10/18 às 11h34

Ministério da Defesa vai comprar alimentos da agricultura familiar

 

Técnicos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), da Emater-DF e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) se reuniram com produtores rurais do Distrito Federal nesta sexta-feira (7), no auditório da Emater, para explicar como funciona a adesão na 1ª chamada pública de 2015 para aquisição de gêneros alimentícios, com dispensa de licitação, para o Ministério da Defesa (MD).

 

A compra institucional será por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O valor máximo para essa chamada pública ficou em R$ 3.509.871,59. “Em 2014 foram vendidos R$ 800 mil ao MD e, neste ano, só nesta chamada já houve esse acréscimo significativo. É um aquecimento importante para a agricultura familiar do Distrito Federal e para toda a economia de Brasília”, disse o gerente de Desenvolvimento Econômico da Emater-DF, engenheiro agrônomo Blaiton Carvalho.

 

O coordenador de compras institucionais da Seagri, Lúcio Flávio Silva, explicou que as vendas para o governo representam um fator multiplicador na comunidade na qual o produtor está inserido. A tese foi apresentada no trabalho científico de Santos e Radad, “Uma Análise de insumo/produto da distribuição interestadual da renda no Brasil”, publicado na revista Economia, no ano passado. “Essa abertura de mercado promovida pelas vendas institucionais representam um desenvolvimento econômico interessante no setor agrícola. Cada real investido vale por três reais”, disse.

 

Para participar da compra, o interessado deve entregar o envelope de habilitação e a proposta de preços até o dia 21 de agosto de 2015, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h, na sala 403 do Edifício da Administração Central do Ministério da Defesa (MD), na Esplanada dos Ministérios, Bloco “Q”. A abertura dos envelopes será no dia 24 de agosto, às 10h, no mesmo local da entrega.

 

O edital poderá ser consultado na página da Secretaria de Agricultura ou obtido de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no mesmo endereço da entrega dos envelopes. Também podem ser solicitados pelo e-mail colic@defesa.gov.br

 

Fonte: Assessoria de Imprensa – Secretaria de Agricultura

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br