Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/10/16 às 9h21 - Atualizado em 29/10/18 às 11h39

Mais de 600 mulheres rurais se reúnem no V Encontro Distrital

 

Documento com as principais reinvindicações do meio rural foi entregue à primeira-dama e colaboradora do Governo de Brasília, Márcia Rollemberg

 

Nesta sexta-feira (7), o V Encontro Distrital de Mulheres da Agricultura Familiar reuniu mais de 600 participantes. Além de atividades culturais e momentos de integração e lazer, o encontro discutiu temas como educação, cidadania, saúde, alimentação segura, desenvolvimento e geração de renda.

 

O Distrito Federal possui diversificada produção agropecuária com grande presença das mulheres em atividades que agregam valor à produção, como na agroindústria e turismo rural.

 

07.10.encontro.mulheres.argileu.2

 

“Quando construímos políticas públicas para o meio rural, percebemos que as mulheres têm mais habilidade no processo de gestão da propriedade. Elas estão presentes em 35% das atividades desenvolvidas pela Emater. Dos projetos para construção de agroindústria, 67% são de mulheres. Na gestão de estabelecimentos de turismo rural, 54%, e na floricultura, 49%”, contou o presidente da Emater-DF, Argileu Martins. Para ele, “a Emater contribui para a autonomia econômica das mulheres rurais, investindo, assim, na possibilidade de as mulheres serem independentes e fazerem suas próprias escolhas”.

 

07.10.encontro.mulheres.reivindicacoes

 

Antes da realização do Encontro, as mulheres construíram um documento com propostas de melhorias de cada região, por meio de reuniões organizadas pelas equipes locais da Emater-DF. Esse documento foi entregue à primeira-dama e colaboradora do Governo de Brasília, Márcia Rollemberg, que dará encaminhamento às demandas e se reunirá com representantes das mulheres para discussão e acompanhamento. “Vou entregar uma cópia dessa carta ao governador e, pessoalmente, a cada secretário de governo. Faremos reuniões com representantes das mulheres, na residência oficial, para construir maior interação com as secretarias e acompanhar os encaminhamentos”, disse Márcia.

 

A produtora rural Terezinha Maria de Araújo acredita que “com a abertura que o governo está nos dando, há maior chance das nossas reinvindicações serem atendidas. Avançamos muito desde o primeiro encontro de mulheres, mas ainda temos muito que melhorar”.

 

07.10.encontro.mulheres.guilhermeO secretário de Agricultura, José Guilherme Leal (foto ao lado), disse que as mulheres são mais sensíveis a todas as questões que afetam a vida e o bem estar na área rural. “É importante que vocês participem mais das entidades representativas do meio rural como os conselhos e associações”, falou. Quanto ao documento entregue pelas agricultoras, José Guilherme disse que subsidiará o planejamento do Sistema Agricultura (Emater, Seagri e Ceasa) para o próximo ano.

 

Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, do governo federal, Fátima Pelaes, “as políticas públicas são feitas em conjunto e reafirmo o compromisso da secretaria na luta pelas mulheres. Juntas vocês são fortes e, unidas, vencedoras”.

O secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, disse ser importante manter o diálogo com as mulheres rurais para a formulação de políticas públicas que tragam a felicidade e bem-estar. “Vocês são revolucionárias. Plantam semente e colhem felicidade”, disse.

 

Também participaram do evento os deputados distritais Joe Valle e Chico Vigilante, a subsecretária de Políticas para Mulheres da Sedestmidh – Lucia Bessa, Caio Rocha – secretário de Segurança Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário além de representantes da FAO e do deputado federal Roney Nemer.

 

Talentos

 

07.10.encontro.mulheres.bombeiros

A abertura oficial do evento contou com apresentação da banda do Corpo de Bombeiros, que animou as participantes

 

07.10.encontro.mulheres.manu

A agricultora do Assentamento Pequeno William, Manu, cantou com a extensionista Sandra Evangelista uma música que fez em homenagem à Emater-DF 

 

07.10.encontro.mulheres.pea

Representantes de vários núcleos rurais representaram, em teatro, as principais necessidades do campo

 

Carolina Mazzaro

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br