Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/01/19 às 15h31 - Atualizado em 23/01/19 às 8h14

Mais atenção para o campo

 

Manutenção de estradas distritais, vicinais e locais; poda, roçagem, capina e limpeza de áreas públicas; cuidados e pequenas reformas em postos de saúde, centros comunitários e escritórios da Emater-DF; essas são apenas algumas ações do programa SOS DF Rural, lançado na manhã desta terça-feira (22) pelo governador Ibaneis Rocha no núcleo rural PAD-DF (região administrativa do Paranoá). Na ocasião, o chefe do executivo local assinou ordem de serviço para asfaltamento da DF-285, além de inaugurar o ginásio poliesportivo do PAD-DF. A cerimônia contou com a presença de lideranças comunitárias e de produtores rurais, além de moradores da região.

 

Ibaneis destacou que o SOS DF Rural se diferencia pela ação integrada dos vários órgãos do GDF. “Estamos juntando todas as equipes de governo para resolver os problemas mais urgentes da população”, declarou o governador. Ibaneis disse ainda que o governo vai apoiar a realização da AgroBrasília – uma das cinco maiores feiras de agronegócio do país — e trabalhar para garantir segurança aos moradores das áreas rurais. “No campo, a segurança requer uma atenção diferente. Nossa intenção é fazer do Distrito Federal uma referência na agricultura nacional”, concluiu.

 

Durante a cerimônia, Ibaneis anunciou ainda que pretende implantar creches em áreas rurais. “Nossa intenção é dar mais tranquilidade às mães”, disse Ibaneis. A demanda foi apresentada pela presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

 

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Dilson Resende, o GDF optou por começar o programa na região do PAD-DF por ser uma área mais distante do centro da capital. “As ações, no entanto, vão se estender a todos os núcleos rurais do Distrito Federal”, completou. Dilson acrescentou que um dos objetivos da nova gestão é “destravar” o setor produtivo. “Trabalharemos para acelerar os processos de regularização fundiária, trazendo segurança jurídica e mais acesso a crédito para os produtores, sejam eles grandes, médios ou pequenos”, garantiu o secretário.

 

Ginásio – Após vinte anos de espera, a comunidade do PAD-DF recebeu o Ginásio Poliesportivo. A obra, de 2 mil metros quadrados, possui quadra poliesportiva, sanitários e vestiários, estacionamento e palco para realização de eventos — tudo obedecendo aos critérios de acessibilidade. O ginásio custou R$ 2,2 milhões e vai atender também aos núcleos rurais Lamarão, Café sem Troco, Buriti Vermelho e Cariru. A obra servirá ainda como apoio para os mais de mil estudantes do ensino fundamental e médio do Centro Educacional do PAD-DF.

 

Rodovia – A DF-285 é uma das rodovias mais importantes da área rural da capital do país. Localizada no extremo sudeste do Distrito Federal, a pista liga o núcleo rural Jardim à BR-251 (Brasília – Unaí-MG). O asfaltamento vai do quilômetro 6 da estrada até o entroncamento com a DF-100, num trecho de aproximadamente 15km, o que deve melhorar o escoamento da produção local de grãos, frutas e hortaliças.

 

Veja a galeria de fotos:

Lançamento do SOS DF Rural

 

Rinaldo Costa
Assessoria de Comunicação – Emater-DF

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo de Brasília

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br