Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/02/20 às 16h29 - Atualizado em 4/02/20 às 8h54

Maior entreposto do DF, Ceasa atrai 8 mil clientes todos os sábados

Comerciantes preparam alimentos na Ceasa – Foto: Acacio Pinheiro/Agência Brasília

 

Maior entreposto de abastecimento do Distrito Federal, a Ceasa-DF também é um ponto de encontro para cerca de 8 mil consumidores e clientes dos vários produtores e empreendedores rurais que expõem no local. Galinha caipira, peixe, caldos, carnes, linguiças, especiarias, queijos, iogurtes, bolos, pasteis, pães diversos e até pizza são alguns dos produtos comercializados principalmente aos sábados, a partir de 5h. Às segundas e quintas-feiras a Ceasa abre para o atacado, quando vende principalmente para restaurantes e supermercados.

 

Segundo o presidente da Ceasa-DF, Onélio Teles, os sábados, dia de maior movimento, se transformaram em uma tradição para os moradores do Distrito Federal. “É um ponto de encontro que une o útil ao agradável. É possível degustar os produtos, comprar e encontrar amigos. Além disso, há uma grande variedade de alimentos, sempre com preços atrativos e boa qualidade”, acrescenta.

 

Um dos 173 expositores da Ceasa-DF é Leonardo Hamú, há seis anos na atividade. O empreendedor oferece produtos como linguiça artesanal, bacon, carne de porco conservada em banha, molhos, antepastos, temperos e pamonha. Hamú observa que o público do “varejão” é diversificado e conta com um grande diferencial. “É a oportunidade de os consumidores adquirirem um produto fresco com preço acessível e ambiente agradável, com cobertura, piso limpo e estacionamento fácil”, aponta.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, acrescenta que a parceria entre a empresa de extensão rural e a Ceasa-DF, que já dura mais de quatro décadas, tem apresentado benefícios para toda a população do Distrito Federal. “Por um lado, levamos desenvolvimento econômico e social às famílias do campo e, por outro, garantimos que os alimentos consumidos na mesa do brasiliense são seguros e saudáveis”, disse a presidente.

 

Crédito

Em novembro de 2019, a Ceasa-DF e o BRB firmaram uma parceria para aumentar as possibilidades de crédito para produtores rurais. Além de descontos em aplicações, os empreendedores têm acesso a informações sobre novas linhas de financiamento e atendimento especializado.

 

Aqueles que tiverem interesse em obter crédito para atividades rurais devem entrar em contato com o escritório da Emater-DF mais próximo de sua propriedade (veja aqui os endereços dos escritórios da empresa em todo o DF ).

 

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.

 

 

* Com informações da Agência Brasília

 

 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br