Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/09/14 às 15h32 - Atualizado em 29/10/18 às 11h21

Leite gera renda ao pequeno produtor

 

O casal de produtores Flávio Franklin e Elizabete de Souza administra uma propriedade de 6 hectares no núcleo rural Barra Alta. Donos de algumas cabeças de gado, eles aderiram ao programa Brasília Leite Sustentável (BLS) no início de 2013. Naquela época, Flávio conseguia tirar aproximadamente 50 litros de leite por dia. Hoje, a produção já chega a 90 litros. No último dia 27 de agosto, a Emater-DF realizou um Dia Especial do BLS na propriedade do casal.

 

De acordo com a coordenadora do Programa de Leite da Emater-DF, Flávia Lage, o evento mostrou os resultados obtidos durante os vinte meses de funcionamento do BLS na propriedade de Flávio e Elizabete. Durante o evento, a médica veterinária Adriana Ribeiro Lélis apresentou um histórico do trabalho realizado diretamente com os animais, enquanto o zootecnista Ricardo Magalhães Luz fez uma análise da gestão econômica da propriedade.

 

Para Flávio Franklin, aderir ao BLS foi uma oportunidade de se fixar como produtor rural. “Antes eu trabalhava para terceiros, hoje sou meu próprio patrão. Com o dinheiro adquirido, fiz melhorias na propriedade. O próximo passo é reformar a casa”, planeja.

 

Objetivos — O Brasília Leite Sustentável surgiu da necessidade de melhorar o planejamento e o gerenciamento da atividade, visando a profissionalização do pequeno produtor. “A adesão é voluntária e o comprometimento do produtor é fundamental na realização do controle zootécnico e financeiro. A meta é aumentar a participação da produção local no mercado do DF, fazendo com que os produtores tenham mais renda”, explica.

 

O BLS é promovido pela Emater-DF e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF), Federação de Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF), Câmara Setorial do Leite (CSL-DF) e a Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (Copas). O núcleo rural Barra Alta é atendido pelo escritório de Tabatinga da Emater-DF.

 

Rinaldo Costa

Assessoria de Comunicação da Emater-DF

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Emater-DF

Parque Estação Biológica, Ed. Sede EMATER-DF CEP: 70.770.915 Brasília - DF Telefone: 3311-9330 E-mail: emater@emater.df.gov.br